Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Geadas podem ocorrer em principais regiões canavieiras

Publicado

em

geada

A frente fria que está atingindo o Centro-Sul do país, poderá causar geada em regiões canavieiras do Brasil. A formação de geada poderá afetar áreas principalmente entre São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que são regiões importantes de produção de cana, segundo especialista da ClimaTempo, Desireé Brandt.

“Isso ocorre porque as regiões terão temperaturas em torno ou até abaixo dos 3 graus nas áreas majoritárias. Sudeste de Goiás pode ter geada fraca e isolada. Mato Grosso não terá geada, embora tenha previsão de bastante frio para as áreas mais ao Sul do Estado”, disse.

O que explica a onde de frio é uma frente fria, que associada a um ciclone tem em sua retaguarda a presença de uma massa de ar polar e isso tudo faz parte da formação de um sistema frontal. “O ciclone em questão, que se transformou em tempestade subtropical, ajuda a empurrar o ar polar pelo centro e sul do país e essa massa de ar, avançando de forma continental, tem potencial para derrubar as temperaturas com facilidade”, explica Desireé.

A especialista esclarece, no entanto, que essa onda de frio não é uma indicação de que o inverno poderá ser mais rigoroso em temperatura. Inclusive algumas previsões indicam que esta será a onda de frio mais forte do ano. “Nem mesmo em pleno inverno fará tanto frio assim.
De qualquer forma, podemos ter sim novos episódios de frio no inverno, mas a onda de frio que estamos vivendo agora não é indício de um inverno rigoroso. Porém, por causa da influência do fenômeno La Niña, poderemos ter um inverno mais duradouro, inclusive com risco de geadas tardias”, alerta Desireé.

A partir da semana que vem, o frio perde força, mas está longe de fazer calor. Ainda de acordo com a especialista da ClimaTempo, a chuva também, por enquanto não virá. Grande parte do país terá tempo firme, com chuva apenas na faixa norte do Brasil. “Deve seguir assim até final de maio”, explicou à RPAnews.

Por Natália Cherubin

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading
Publicidade