Home Últimas Notícias Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t
Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

Compartilhar

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra de cana-de-açúcar da história. Dados do quarto levantamento da Conab apontam para uma produção estimada em 78,5 milhões de toneladas na temporada 2024/25, um crescimento de 2,6% em relação ao ciclo anterior. O número consolida o estado como o terceiro maior produtor nacional, respondendo por 11,6% do total brasileiro.

Dois fatores principais explicam esse desempenho: a expansão da área plantada e os ganhos de produtividade. A área colhida cresceu 1,6%, alcançando 969,7 mil hectares, enquanto o rendimento médio das lavouras subiu para 81 toneladas por hectare – um incremento de 1% frente à safra passada.

Esse bom desempenho no campo deve se traduzir em números expressivos para a indústria. As usinas goianas devem processar 2,9 milhões de toneladas de açúcar (alta de 8,8%) e produzir 4,87 bilhões de litros de etanol (crescimento de 2,7%) nesta safra.

“Estes números refletem a maturidade do nosso setor sucroenergético”, afirma Pedro Leonardo Rezende, secretário de Agricultura de Goiás. Segundo ele, os investimentos constantes em tecnologia e boas práticas agrícolas têm permitido ao estado aumentar sua participação no cenário nacional. “A cana não só movimenta nossa economia como também contribui para a produção de energia limpa através do etanol”, completa o secretário.

Com esses resultados, Goiás reforça sua posição como um dos pilares do agronegócio brasileiro, combinando aumento de produção com sustentabilidade e geração de empregos em todo o estado.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
DestaquePopularÚltimas Notícias

RPA Consultoria estrutura roadmap em Moçambique diante de desafios produtivos em usinas de cana

Análise em campo identifica gargalos estruturais, impactos climáticos e oportunidades de ganho...

etanol
Últimas Notícias

Aumento na mistura de etanol à gasolina melhora cenário para usinas

O Brasil, segundo maior produtor mundial de etanol, está considerando aumentar a mistura...

Últimas Notícias

Sócios da Raízen resistem a aporte maior e pedem nova proposta aos bancos

Shell e Rubens Ometto, da Cosan, tinham colocado na mesa uma injeção...

Últimas Notícias

Vale fecha acordo com chinesa Shandong para afretar os primeiros navios movidos a etanol

A Vale fechou um contrato de afretamento de 25 anos com a...