Home Últimas Notícias Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t
Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

Compartilhar

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra de cana-de-açúcar da história. Dados do quarto levantamento da Conab apontam para uma produção estimada em 78,5 milhões de toneladas na temporada 2024/25, um crescimento de 2,6% em relação ao ciclo anterior. O número consolida o estado como o terceiro maior produtor nacional, respondendo por 11,6% do total brasileiro.

Dois fatores principais explicam esse desempenho: a expansão da área plantada e os ganhos de produtividade. A área colhida cresceu 1,6%, alcançando 969,7 mil hectares, enquanto o rendimento médio das lavouras subiu para 81 toneladas por hectare – um incremento de 1% frente à safra passada.

Esse bom desempenho no campo deve se traduzir em números expressivos para a indústria. As usinas goianas devem processar 2,9 milhões de toneladas de açúcar (alta de 8,8%) e produzir 4,87 bilhões de litros de etanol (crescimento de 2,7%) nesta safra.

“Estes números refletem a maturidade do nosso setor sucroenergético”, afirma Pedro Leonardo Rezende, secretário de Agricultura de Goiás. Segundo ele, os investimentos constantes em tecnologia e boas práticas agrícolas têm permitido ao estado aumentar sua participação no cenário nacional. “A cana não só movimenta nossa economia como também contribui para a produção de energia limpa através do etanol”, completa o secretário.

Com esses resultados, Goiás reforça sua posição como um dos pilares do agronegócio brasileiro, combinando aumento de produção com sustentabilidade e geração de empregos em todo o estado.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...