Home Últimas Notícias Governo de SP lança plataforma digital para conectar o ecossistema do biometano
Últimas Notícias

Governo de SP lança plataforma digital para conectar o ecossistema do biometano

Compartilhar

Iniciativa visa desenvolver potencial produtivo do estado para acelerar a transição energética; Plataforma foi anunciada durante o Conecta Biometano SP

O Governo de São Paulo lançou no último dia 5 a plataforma digital Conecta Biometano SP para ligar representantes da cadeia de suprimentos do biometano e interessados em desenvolver projetos de descarbonização.

O app, que conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O projeto conta também com apoio da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Produtores, comercializadores, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, entidades de pesquisa e até bancos que financiam esses projetos, por exemplo, poderão se cadastrar na plataforma, que ajudará empresas e gestores públicos a encontrar possíveis fornecedores e parceiros para projetos de transição energética com uso do biometano.

O combustível é uma das apostas de São Paulo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Principalmente porque o Estado é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, cuja vinhaça é usada como matéria-prima para fabricação do biometano. Limpo e renovável, ele é considerado uma das opções mais viáveis para a descarbonização dos transportes pesados nos próximos anos.

O lançamento da Conecta Biometano SP, que contou com a presença do secretário de Agricultura, Guiherme Piai, aconteceu durante o Workshop Biometano SP, organizado por Semil, SDE, SAA e InvestSP e que reuniu, em São Paulo, diversos representantes dos setores público e privado interessados no tema da transição energética.

Participaram, entre outras lideranças, os secretários de Estado Natália Resende (Semil), Jorge Lima (SDE); o presidente da InvestSP, Rui Gomes; a presidente da Abiogás, Renata Isfer; o presidente da Unica, Evandro Gussi; e o representante da Fiesp, Gustavo Bonini.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

UNICA notifica Consecana e convoca assembleia para restabelecimento de governança

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia do Brasil (Unica) notificou...

Últimas Notícias

50% menos carbono: Speedo lança roupas com tecido de milho

A Bioamida é uma biomassa feita a partir do milho, que é...

Últimas Notícias

Agropecuária impulsiona PIB no 1º trimestre de 2025 com avanço de 12,2%, destaca IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre...

eike
Últimas Notícias

Token da ‘Supercana’ de Eike Batista não decola e arrecada apenas 1,5% da meta de US$ 100 milhões

O empresário Eike Batista, conhecido por sua ascensão meteórica no setor de...