Home Últimas Notícias Governo de SP lança plataforma digital para conectar o ecossistema do biometano
Últimas Notícias

Governo de SP lança plataforma digital para conectar o ecossistema do biometano

Compartilhar

Iniciativa visa desenvolver potencial produtivo do estado para acelerar a transição energética; Plataforma foi anunciada durante o Conecta Biometano SP

O Governo de São Paulo lançou no último dia 5 a plataforma digital Conecta Biometano SP para ligar representantes da cadeia de suprimentos do biometano e interessados em desenvolver projetos de descarbonização.

O app, que conta com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O projeto conta também com apoio da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Produtores, comercializadores, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, entidades de pesquisa e até bancos que financiam esses projetos, por exemplo, poderão se cadastrar na plataforma, que ajudará empresas e gestores públicos a encontrar possíveis fornecedores e parceiros para projetos de transição energética com uso do biometano.

O combustível é uma das apostas de São Paulo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Principalmente porque o Estado é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, cuja vinhaça é usada como matéria-prima para fabricação do biometano. Limpo e renovável, ele é considerado uma das opções mais viáveis para a descarbonização dos transportes pesados nos próximos anos.

O lançamento da Conecta Biometano SP, que contou com a presença do secretário de Agricultura, Guiherme Piai, aconteceu durante o Workshop Biometano SP, organizado por Semil, SDE, SAA e InvestSP e que reuniu, em São Paulo, diversos representantes dos setores público e privado interessados no tema da transição energética.

Participaram, entre outras lideranças, os secretários de Estado Natália Resende (Semil), Jorge Lima (SDE); o presidente da InvestSP, Rui Gomes; a presidente da Abiogás, Renata Isfer; o presidente da Unica, Evandro Gussi; e o representante da Fiesp, Gustavo Bonini.

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
IndústriaÚltimas Notícias

Gerenciamento de Ativos Industriais: antecipação de eventos e eficiência operacional nas usinas

A competitividade e a sustentabilidade econômica das usinas sucroenergéticas dependem, cada vez...

Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

Últimas Notícias

Produtividade da cana no Centro-Sul cai 12% em maio, aponta CTC

Safra na região Centro-Sul registra 80,8 toneladas por hectare em média As...

Últimas Notícias

Incêndio destrói 63 hectares de canavial em Bom Despacho (MG)

Um incêndio atingiu um canavial na tarde de domingo, 29, e destruiu...