Home Últimas Notícias Governo e Alepe se reúnem amanhã para negociar possível acordo em prol do setor da cana e pecuária
Últimas Notícias

Governo e Alepe se reúnem amanhã para negociar possível acordo em prol do setor da cana e pecuária

Compartilhar

Nesta quinta-feira (12), no dia em que se inicia o Carnaval oficial na capital de Pernambuco, o governo de Raquel Lyra e o presidente da Assembleia Estadual Legislativa (Alepe), Álvaro Porto, sentam à mesa, mesmo diante das posições distintas entre esses Poderes relativas ao orçamento para este ano (LOA). O representante do Poder Executivo será o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos.

A costura foi feita pelos deputados estaduais Antônio Moraes, France Hacker, Henrique Queiroz Filho e Jarbimhas ao líder do Parlamento de PE, nesta quinta-feira (11), diante do secretário de Planejamento e do setor canavieiro, a exemplo da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). O ramo espera ação emergencial para socorrê-los diante dos efeitos nocivos do tarifaço dos EUA, que provocou prejuízo de R$ 500 milhões somente nesta safra.

Para Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP, ambos os Poderes têm demonstrado sensibilidade com a situação do segmento. A governadora, inclusive, reforçou a promessa de que doará adubo aos 10 mil canavieiros atingidos, de modo a atenuar os prejuízos e para evitar aprofundamento da crise na nova safra, por falta de recursos e investimentos no canavial, o que impactaria a produção de etanol e açúcar e os milhares de empregos.

O governo também quer ajudar a pecuária. O rebanho tem morrido diante da seca e falta de pasto, por isso quer adquirir o bagaço de cana das usinas e doar para a alimentação dos animais no Agreste e Sertao do estado.

Mas para garantir o socorro emergencial aos dois setores será preciso destravar a pauta de votação da Alepe, pendente por causa da LOA, atualmente sob o veto da governadora. “A reunião entre os Poderes de amanhã visa encontrar uma solução”, adianta Alexandre.

Álvaro Porto – A AFCP e outras entidades do segmento da cana de açúcar (Sindicape) e das usinas (Sindaçúcar) se reuniram com o presidente da Alepe nesta quarta-feira (11), articulada e apoiada por vários deputados da Casa Legislativa, com a presença de Antonio Moraes, France Hacker, Henrique Filho, Jarbinhas e Luciano Duque. Ontem, também, se reuniram pela 2ª vez neste semana com o deputado Antônio Coelho, que é presidente de Finanças da Assembleia pernambucana.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Brasil não pode ser acusado de causar excesso de oferta global de açúcar, diz Datagro

Segundo Plinio Nastari, produção brasileira de açúcar se manteve estável nos últimos...

Últimas Notícias

Pesquisadores da USP defendem etanol e biodiesel como caminho mais rápido para substituir gasolina e diesel no Brasil

Documento elaborado por especialistas da Escola Politécnica propõe ampliação do uso de...

DestaqueÚltimas Notícias

Safra 2026/27 pode alcançar 629,9 milhões de toneladas no Centro-Sul após queda na moagem em 2025/26

Relatório mais recente do Pecege aponta recuperação da produtividade agrícola, avanço do...

OpiniãoDestaquePopularÚltimas Notícias

Especial RH: O que atrofia a agilidade e a eficiência nas empresas?

Como fazer para a empresa ser mais ágil e eficiente?   por Renato...