Home Últimas Notícias Governo indica Gurjão Barreto para presidência do conselho da Petrobras
Últimas Notícias

Governo indica Gurjão Barreto para presidência do conselho da Petrobras

Foto/Divulgação
Compartilhar

O governo, por meio do Ministério de Minas e Energia, apresentou ontem, 9, a indicação de executivos para compor o conselho de administração da Petrobras, tendo Gileno Gurjão Barreto como presidente do colegiado, e confirmou o nome de Caio Mario Paes de Andrade como indicado ao cargo de CEO da empresa.

Como apurado pela Reuters, Barreto é presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que atua no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação para o governo federal.

O governo também indicou outros oito nomes para o conselho, sendo que José João Abdala Filho, Marcelo Gasparino da Silva, Ruy Flaks Schneider e Márcio Andrade Weber já pertencem ao colegiado atual, que será renovado diante da determinação do presidente Jair Bolsonaro para trocar o CEO em meio ao descontentamento com a política de combustíveis da empresa.

O movimento acontece após indicações de que o governo gostaria de emplacar até oito conselheiros na nova gestão, versus seis no colegiado atual. Ao todo, são 11 membros, incluindo um representante dos trabalhadores. A partir das indicações, os nomes serão analisados por órgãos técnicos, inclusive o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Celeg). Só depois da aprovação dos nomes a empresa deverá convocar assembleia de acionistas para escolher os conselheiros.

O executivo indicado para a presidência do conselho é formado em Direito pela Uniceub, pós-graduado e mestrando em Direito Tributário Internacional, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV-SP.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...