Home Últimas Notícias Governo indica Gurjão Barreto para presidência do conselho da Petrobras
Últimas Notícias

Governo indica Gurjão Barreto para presidência do conselho da Petrobras

Foto/Divulgação
Compartilhar

O governo, por meio do Ministério de Minas e Energia, apresentou ontem, 9, a indicação de executivos para compor o conselho de administração da Petrobras, tendo Gileno Gurjão Barreto como presidente do colegiado, e confirmou o nome de Caio Mario Paes de Andrade como indicado ao cargo de CEO da empresa.

Como apurado pela Reuters, Barreto é presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que atua no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação para o governo federal.

O governo também indicou outros oito nomes para o conselho, sendo que José João Abdala Filho, Marcelo Gasparino da Silva, Ruy Flaks Schneider e Márcio Andrade Weber já pertencem ao colegiado atual, que será renovado diante da determinação do presidente Jair Bolsonaro para trocar o CEO em meio ao descontentamento com a política de combustíveis da empresa.

O movimento acontece após indicações de que o governo gostaria de emplacar até oito conselheiros na nova gestão, versus seis no colegiado atual. Ao todo, são 11 membros, incluindo um representante dos trabalhadores. A partir das indicações, os nomes serão analisados por órgãos técnicos, inclusive o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Celeg). Só depois da aprovação dos nomes a empresa deverá convocar assembleia de acionistas para escolher os conselheiros.

O executivo indicado para a presidência do conselho é formado em Direito pela Uniceub, pós-graduado e mestrando em Direito Tributário Internacional, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV-SP.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Cocal terá planta de biometano
Últimas Notícias

Cocal vence leilão e usará biometano para gerar eletricidade

Empresa venceu leilão de reserva de capacidade com dois projetos e será...

Últimas NotíciasDestaque

BNDES aprova R$ 244,9 milhões para planta de biometano da bp bioenergy a partir de vinhaça em Goiás

Projeto em unidade da Tropical Biogás, em Edéia (GO), reforça economia circular...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Produção de etanol sobe no Norte e Nordeste mesmo com recuo na moagem

Segundo o presidente executivo da NovaBio, Renato Cunha, a safra tem sido...

DestaqueÚltimas Notícias

Cocal, Siemens Brasil e GIZ avançam em estudos para produção de hidrogênio verde em usina de etanol

Estudos de viabilidade serão produzidos no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o...