Últimas Notícias
Governo indica Gurjão Barreto para presidência do conselho da Petrobras
O governo, por meio do Ministério de Minas e Energia, apresentou ontem, 9, a indicação de executivos para compor o conselho de administração da Petrobras, tendo Gileno Gurjão Barreto como presidente do colegiado, e confirmou o nome de Caio Mario Paes de Andrade como indicado ao cargo de CEO da empresa.
Como apurado pela Reuters, Barreto é presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública que atua no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação para o governo federal.
O governo também indicou outros oito nomes para o conselho, sendo que José João Abdala Filho, Marcelo Gasparino da Silva, Ruy Flaks Schneider e Márcio Andrade Weber já pertencem ao colegiado atual, que será renovado diante da determinação do presidente Jair Bolsonaro para trocar o CEO em meio ao descontentamento com a política de combustíveis da empresa.
O movimento acontece após indicações de que o governo gostaria de emplacar até oito conselheiros na nova gestão, versus seis no colegiado atual. Ao todo, são 11 membros, incluindo um representante dos trabalhadores. A partir das indicações, os nomes serão analisados por órgãos técnicos, inclusive o Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Celeg). Só depois da aprovação dos nomes a empresa deverá convocar assembleia de acionistas para escolher os conselheiros.
O executivo indicado para a presidência do conselho é formado em Direito pela Uniceub, pós-graduado e mestrando em Direito Tributário Internacional, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV-SP.
Cadastre-se e receba nossa newsletter