Home Últimas Notícias Governo nega redução de imposto do etanol como negociação a tarifas dos EUA
Últimas Notícias

Governo nega redução de imposto do etanol como negociação a tarifas dos EUA

Compartilhar

O ministro do Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços (MDIC), Marcio Elias, negou que a redução do imposto sobre o etanol vindo dos Estados Unidos esteja na mesa de negociação das tarifas de 25% recomendadas pelo Escritório do Representante Comercial americano (USTR, na sigla em inglês) a produtos brasileiros enviados ao país norte-americano.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) sugeriu, em um documento enviado ao governo americano, que os dois países zerem as tarifas reciprocamente sobre o etanol e o açúcar, e jornalistas questionaram o ministro sobre a possibilidade.

Elias afirmou que o presidente Lula (PT) determinou que o tema não seja tratado nessa negociação, e que não seja discutido sem que conversem também a questão do açúcar, que é sobretaxado nos Estados Unidos.

“Esse é um setor muito importante, sobretudo no Nordeste do país. A produção de etanol e, eventualmente, a abertura do mercado para o etanol norte-americano colocaria em risco, sobretudo, a produção do etanol no Nordeste do país”, explica Elias.

O ministro completa: “Em relação ao açúcar, ele sofre uma sobretaxa nos Estados Unidos de quase 100%. Então, nós não podemos dissociar uma cadeia com uma discussão da outra, porque todos são ligados à mesma cadeia produtiva”.

No documento em que recomendou a imposição de tarifas de 25% sobre os produtos brasileiros, o USTR citou o fim da cooperação bilateral entre os dois países no mercado de etanol.

Desde 2023, o Brasil deixou de adotar um tratamento tarifário recíproco e passou a cobrar uma tarifa de 18% sobre as importações de etanol dos Estados Unidos

O acordo estava em vigor desde 2010 e, após a retirada do Brasil, as exportações americanas de etanol para o país caíram 87% em valor na comparação com o pico registrado em 2018.

*CNN Brasil

Compartilhar

Episódio 32: Manutenção de mancais: como evitar falhas e paradas durante a safra?

Episódio 31: Como aumentar a confiabilidade dos acionamentos mecânicos nas usinas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Programa de capacitação já responde por 29,2% do quadro operacional da CRV Industrial em MG

Iniciativa realizada em Capinópolis já teve 11 edições e resultou na contratação...

Últimas Notícias

EUA transformam carbono do milho em novo valor para o etanol

Novo crédito tributário cria incentivo econômico e valoriza práticas de conservação do...

Últimas Notícias

Disparada dos preços da gasolina na França impulsiona uso de etanol

A retomada das hostilidades entre Estados Unidos e Irã, adiando a perspectiva...

Últimas Notícias

Petróleo fecha em alta de 6% e fica acima de US$ 107 por barril pela 1ª vez desde maio

Aumento das hostilidades no Oriente Médio e pausa nos diálogos entre EUA...