Home Últimas Notícias Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira
Últimas Notícias

Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira

Compartilhar

Em um cenário de valorização da agricultura local, o governo regional da Madeira, de Portugal,  anunciou um aumento de 500% nos subsídios diretos aos produtores de cana-de-açúcar nos últimos dois anos. A medida foi destacada pela secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, durante a XIX Feira Regional da Cana-de-Açúcar, encerrada nesta semana nos Canhas.

De acordo com a secretária, os valores por tonelada passaram de 20 euros em 2023 para 100 euros em 2024, com previsão de atingir 120 euros em 2025. Quando somados ao valor pago pelos engenhos (usinas), a remuneração total aos produtores chega a 600 euros por tonelada – podendo alcançar 630 euros no caso da produção orgânica.

“Este apoio reflete o papel estratégico da agricultura no desenvolvimento econômico da região e na preservação da paisagem que caracteriza a Madeira como destino turístico”, afirmou Fernandes, diante de um público formado por agricultores, representantes de usinas e autoridades locais.

A secretária destacou ainda as negociações entre produtores e usinas, que resultaram em um preço base de 480 euros por tonelada, complementado pelo subsídio governamental. “Reconhecemos o empenho de todos em valorizar a cana-de-açúcar, garantindo renda justa aos agricultores”, disse, com menção especial ao produtor Duarte Abreu e à Associação Acoeste.

O modelo português, ainda que em escala regional, chama atenção pela articulação entre governo, usinas e agricultores, combinando incentivos fiscais com valorização de mercado.

Com informações do Dnoticias, de Portugal

Compartilhar
Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Índia terá alta de 46% na produção de etanol em 2025, mas não alcançará E20, diz USDA

A Índia deve registrar crescimento de 46% na produção de etanol em...

Últimas Notícias

Alta nos preços do petróleo podem impactar etanol e mix de produção

O Parlamento do Irã aprovou no domingo, 22, o fechamento do Estreito...

Últimas Notícias

Reserva ambiental da Usina Coruripe em Minas ganha projeto inédito de carbono

Projeto da Usina Coruripe é o primeiro do setor sucroenergético no cerrado;...

Últimas Notícias

Indústria de etanol de milho deve ter margem mais alta em 2025/26, diz Datagro

Após um início de ano marcado por forte pressão de custos, a...