Home Últimas Notícias Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira
Últimas Notícias

Governo português aumento de 500% dos subsídios a produtores de cana na Madeira

Compartilhar

Em um cenário de valorização da agricultura local, o governo regional da Madeira, de Portugal,  anunciou um aumento de 500% nos subsídios diretos aos produtores de cana-de-açúcar nos últimos dois anos. A medida foi destacada pela secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, Rafaela Fernandes, durante a XIX Feira Regional da Cana-de-Açúcar, encerrada nesta semana nos Canhas.

De acordo com a secretária, os valores por tonelada passaram de 20 euros em 2023 para 100 euros em 2024, com previsão de atingir 120 euros em 2025. Quando somados ao valor pago pelos engenhos (usinas), a remuneração total aos produtores chega a 600 euros por tonelada – podendo alcançar 630 euros no caso da produção orgânica.

“Este apoio reflete o papel estratégico da agricultura no desenvolvimento econômico da região e na preservação da paisagem que caracteriza a Madeira como destino turístico”, afirmou Fernandes, diante de um público formado por agricultores, representantes de usinas e autoridades locais.

A secretária destacou ainda as negociações entre produtores e usinas, que resultaram em um preço base de 480 euros por tonelada, complementado pelo subsídio governamental. “Reconhecemos o empenho de todos em valorizar a cana-de-açúcar, garantindo renda justa aos agricultores”, disse, com menção especial ao produtor Duarte Abreu e à Associação Acoeste.

O modelo português, ainda que em escala regional, chama atenção pela articulação entre governo, usinas e agricultores, combinando incentivos fiscais com valorização de mercado.

Com informações do Dnoticias, de Portugal

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

São Martinho tem queda na moagem e redução nas margens financeiras na safra 2025/26

A São Martinho encerrou o primeiro semestre da safra 2025/26 com retração...

Últimas Notícias

México impõe tarifas de até 210% sobre o açúcar para proteger a indústria local

A estratégia para o produto faz parte do Plano México, da presidente...

Últimas Notícias

“Se mundo usar etanol na gasolina, queda de carbono será significativa”, diz Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta segunda-feira, 10, que se...

Últimas Notícias

StoneX prevê avanço na geração de CBIOs em 2025 e 2026

Segundo o relatório, o crescimento do mercado será impulsionado pela recuperação do...