Home Últimas Notícias Governo quer aumentar mistura de etanol na gasolina para 30% ainda em junho
Últimas Notícias

Governo quer aumentar mistura de etanol na gasolina para 30% ainda em junho

Compartilhar

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou nesta segunda-feira, 16, que deve incluir na pauta da próxima reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a proposta para aumentar de 27% para 30% a mistura de etanol anidro na gasolina. Segundo o ministro, a reunião deve ser realizada ainda neste mês.

Silveira participou do seminário Gás para Empregar, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Vamos levar no CNPE este mês a proposta para aumentar a participação do etanol de 27% para 30%. Nós vamos praticamente deixar de ser importador de combustível, de gasolina especificamente”, afirmou o ministro no evento.

Com a medida, o governo pretende baratear o custo da gasolina para o consumidor final, já que o etanol tem um custo menor. Além disso, a iniciativa busca incentivar a produção de biocombustíveis e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

A medida se tornou viável após a sanção, no ano passado, da lei Combustível do Futuro, que permite que o percentual de etanol na gasolina chegue até 35%.

O CNPE é composto por 18 membros efetivos. Presidido pelo Ministério de Minas e Energia, o conselho é formado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e por representantes de outros 16 ministérios.

CNN BRasil| Vitória Queiroz

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Falecimento de José Paulo Stupiello marca o setor sucroenergético

Na manhã de ontem, sábado (30), a Sociedade dos Técnicos Açucareiros e...

DestaqueÚltimas Notícias

Nomeações de Artur Watt Neto e Pietro Mendes para a ANP são publicadas no DOU

Nesta sexta-feira, 29, o Diário Oficial da União (DOU) incluiu a publicação...

DestaqueÚltimas Notícias

ISO prevê déficit global de 231 mil toneladas de açúcar em 2025/26

A Organização Internacional do Açúcar (ISO) espera que o déficit no mercado...