Home Últimas Notícias GranBio faz parceria para acelerar pesquisas em cana-energia
Últimas Notícias

GranBio faz parceria para acelerar pesquisas em cana-energia

Compartilhar

A GranBio, pioneira na produção de etanol de segunda geração (E2G), e a australiana Nuseed, empresa global de sementes, anunciaram hoje, 09, em uma coletiva de imprensa, uma parceria estratégica de longo prazo para acelerar o processo de pesquisa, desenvolvimento e comercialização de cana-energia no mercado internacional.

A cana-energia é uma variedade geneticamente modificada que visa ser mais produtiva na fabricação de etanol. Ela também é recomendada para a produção de etanol celulósico ou de segunda geração (E2G), uma vez que resulta em uma quantidade superior de biomassa ante a cana convencional.

Conforme divulgado pela GranBio, a Nuseed adquiriu os ativos comerciais e de melhoramento de cana-energia da empresa brasileira. A iniciativa busca incrementar o valor da energia produzida a partir da inovação em cana bioenergética.

A parceria se dará a partir de duas frentes. A primeira é o processo de aceleração do desenvolvimento por parte da Nuseed, que irá buscar o melhoramento visando a adoção comercial da cana-energia em larga escala na indústria nacional, além da expansão para outros mercados mundiais.

A segunda parte é a continuidade dos investimento por parte da GranBio. A empresa será a licenciadora exclusiva da matéria-prima para aplicações no campo lignocelulósico, como açúcares celulósicos e lignina, E2G, bioquímicos, SAF (bioquerosene de aviação) e materiais renováveis.

De acordo com a GranBio, o acordo permitirá que a cadeia de valor da biomassa ao combustível se torne uma solução poderosa para o desafio de garantir matéria-prima renovável em grande escala de forma segura e sem competir com alimentos. A empresa também destacaou os projetos de biorrefinarias E2G em clusters dedicados com tecnologia da GranBio. A projeção é que, com apenas 50 mil hectares de cana-energia irrigada, seja possível produzir o equivalente a 100 milhões de galões [378,54 milhões de litros] de SAF a partir de 2028.

“Existem zonas tropicais e subtropicais em regiões da América Latina, sul dos Estados Unidos, África, Ásia e Austrália, correspondendo a mais de 700 milhões de hectares de terras potencialmente disponíveis não usadas para culturas alimentares”, afirmou a companhia.

Para o CEO e fundador da GranBio, Bernardo Gradin, a parceria se deu por conta da “visão inovadora” da Nuseed para o negócio, com o desempenho de plantas e agregação de valor e rendimento. “Quando evoluímos e tivemos clientes no Brasil que demandaram mais recursos para que a expansão acontecesse, fomos buscar investidores e, dentre eles, a Nuseed foi a que se encaixou melhor pela visão de longo prazo, de aliança estratégica, combinando o que cada empresa tem de melhor”, disse Gradin durante a coletiva.

Ele acredita que a Nuseed vai tornar a cana-energia mais competitiva e com alcance global, enquanto a GranBio irá complementar uma parte da estratégia das duas companhias, que é terem impacto na transição energética.

Para ele, o objetivo deve ser cumprido com as tecnologias de conversão da biomassa em E2G, SAF e outros biocombustíveis. Nesse contexto, a cana-energia se posicionaria como uma matéria-prima segura e que pode ser aplicada em área degradada e de pasto, regiões amplamente disponíveis no Brasil e outros lugares do mundo.

Considerando o cenário desafiador de preços no etanol no Brasil, Gradin acredita que esta é uma oportunidade para a cana-energia. “Ela é sobre eficiência e produtividade, especialmente em áreas em que a cana-de-açúcar tem mais dificuldades”, afirma.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...