Home Destaque Grupo Ipiranga Agroindustrial arrenda parte da Usina Itaiquara
DestaqueUsinas

Grupo Ipiranga Agroindustrial arrenda parte da Usina Itaiquara

Compartilhar

O contrato da Ipiranga de arrendamento valerá por 18 anos na produção de açúcar e etanol, com possibilidade de prorrogação

O grupo Ipiranga Agroindustrial acaba de acertar arrendamento das indústrias de açúcar e etanol e parte das terras da Usina Açucareira Passos, do Grupo Itaiquara, localizado em Passos, MG, que está em Recuperação Judicial desde o final de 2019.

Já a partir desta semana, o grupo Ipiranga começa as atividades como maior empresa canavieira da região. O município pode se tornar o maior polo de produtos da cana-de-açúcar no Sul de Minas.

Segundo jornal Click Folha, a negociação entre as partes teve início há alguns meses. Pelo contrato, o arrendamento da Ipiranga ocorrerá pelos próximos 18 anos na produção de açúcar e etanol, com possibilidade de prorrogação, exceto em relação à fábrica de fermento.

Parte dos funcionários de todos os setores da usina será demitida e deve receber os direitos trabalhistas, mediante negociação com os sindicatos das categorias.

No entanto, a chegada do Grupo Ipiranga dará prioridade as contratações de mão de obra local, com provável absorção dos demitidos, além de novas admissões em razão das atividades a serem exercidas, tal como lavoura e produção de cana-de-açúcar.

Crise vem desde 2008

Assim como diversas usinas do segmento, desde 2008 a Itaiquara vem enfrentando grave crise financeira, o que resultou na Ação de Recuperação Judicial proposta em outubro de 2019, na tentativa de manter a atividade empresarial e empregos.

O acordo é realizado com o Grupo Ipiranga, é considerado imprescindível para que as empresas do grupo possam se manter em atividade e, acredita-se que a negociação concretizada deve possibilitar a reorganização financeira da Itaiquara, permitindo que sejam cumpridos compromissos mediante a recuperação judicial, além de voltar a investir na fábrica de fermento em Passos.

A Ipiranga Agroindustrial adquiriu o controle acionário de uma usina em Mococa, SP, próximo da divisa com a cidade mineira de Arceburgo. Cinco anos depois, comprou outra empresa canavieira em Descalvado, SP, e em 2005, agregou ao grupo a Usina de Iacanga, também no interior de São Paulo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasDestaque

Clealco reporta lucro líquido pela quinta safra consecutiva com resultado de R$ 170 milhões em 24/25

A Clealco anunciou seus resultados referentes à safra 2024/2025, registrando lucro líquido...

DestaqueÚltimas Notícias

Impasse no CONSECANA-SP adia eleição da nova diretoria e leva UNICA a contratar CEPEA para cálculo do ATR

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que ocupa a Vice-Presidência do...

IndústriaDestaqueOpiniãoPopularÚltimas Notícias

[Opinião] Biogás na indústria canavieira: da vinhaça à energia renovável

O biogás ressurge como vetor de inovação e sustentabilidade, com aplicações que...