Home Últimas Notícias Hidrogênio verde é tema de projeto em análise na Câmara
Últimas Notícias

Hidrogênio verde é tema de projeto em análise na Câmara

Compartilhar

Uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados, quer incluir o o hidrogênio verde e o hidrogênio combustível na Política Energética Nacional. O Projeto de Lei 2308/23, de autoria do deputado Gilson Marques (Novo-SC), prevê o desenvolvimento de um mercado e de uma regulação própria.

O texto altera a Lei do Petróleo, que descreve os combustíveis da matriz energética nacional, hoje composta por petróleo e derivados e por biocombustíveis em geral, como o etanol.

Segundo o autor do projeto, o texto visa dar uma “certidão de nascimento” ao hidrogênio verde, sinalizando para a sociedade e para os investidores o compromisso do país com a transição para uma economia de baixo carbono.

“A partir da definição desses combustíveis em lei, será possível estabelecer padrões técnicos para a produção, o armazenamento e a distribuição do hidrogênio, garantindo sua segurança e eficiência como fonte de energia”, disse.

Hidrogênio verde e combustível

O hidrogênio verde é obtido pela quebra da molécula água a partir de uma corrente elétrica gerada por fonte renovável (como hídrica ou solar), sem emissão de CO2. Ele tem aplicações na indústria, no comércio e na geração de energia elétrica. Também poder ser usado para abastecer carros, por meio de uma tecnologia conhecida como célula de combustível.

O projeto de Gilson Marques traz a seguintes definições:

  1. Hidrogênio combustível: Usado em sistemas de célula de combustível, em motores ou em outros processos de combustão, para fins de transporte, aquecimento, geração de energia elétrica e aplicações industriais, entre outras dispostas em regulamento.
  2. Hidrogênio verde: Hidrogênio combustível obtido a partir de quaisquer processos ou rotas tecnológicas com uso de fontes renováveis de energia, como eletrólise da água, entre outros processos dispostos em regulamento.

O texto define ainda sistema de célula de combustível como o conjunto de componentes que converte a energia química contida no hidrogênio em energia elétrica, para uso em veículos ou outras aplicações.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Minas e Energia e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Com informações Agência Câmara
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preço do açúcar cristal segue estável em São Paulo, mas cai no mercado externo

Os preços do açúcar cristal branco seguiram praticamente estáveis no mercado à...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado em queda, mas fatores de mercado sinalizam estabilização dos valores

O preço do etanol hidratado apresentou mais uma queda no mercado spot...