Neste episódio especial do DaCanaCast, gravado durante a Fenasucro & Agrocana 2026, conversamos com Ricardo Pinto, CEO da RPA Consultoria, e Thiago Santos, sócio e consultor da RPA Consultoria, sobre o atual momento do setor sucroenergético e os principais desafios que devem entrar no radar das usinas para as próximas safras.
Ao longo do bate-papo, os especialistas analisam a situação da safra atual e discutem por quanto tempo o cenário mais desafiador para o setor pode persistir, além dos fatores que devem ser considerados pelas empresas na preparação do orçamento para a safra 2027/28.
A conversa também aborda os possíveis impactos de um El Niño mais forte sobre a oferta de cana-de-açúcar na próxima safra e as perspectivas para os custos de produção de cana, açúcar e etanol.
Em um momento que exige atenção à eficiência e ao planejamento, Ricardo e Thiago trazem a visão da RPA Consultoria sobre o cenário que as usinas enfrentam hoje e os pontos que devem estar no radar para as decisões dos próximos ciclos.




