Home Últimas Notícias IAC Comemora 138 Anos e anuncia novas variedades de cana-de-açúcar
Últimas Notícias

IAC Comemora 138 Anos e anuncia novas variedades de cana-de-açúcar

Compartilhar

No dia 27 de junho, o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, celebrou seu 138º aniversário com resultados inéditos que reforçam seu papel como líder em pesquisa e desenvolvimento agrícola. Nos últimos 12 meses, o Instituto disponibilizou 20 novas cultivares de diversas espécies, incluindo cana-de-açúcar, feijão, citros, batata, milho e outros, reafirmando sua contínua atuação no avanço da ciência agrícola.

Entre os principais destaques desta comemoração estão as novas variedades de cana-de-açúcar, que serão liberadas em novembro de 2025. As duas novas cultivares, IAC07-2361 e IAC09-6166, apresentam características de alta produtividade agroindustrial e fechamento rápido de entrelinhas, ampliando o portfólio de variedades do IAC. A IAC07-2361, originária da região de Ribeirão Preto, se destaca pelo alto TCH (toneladas de cana por hectare) e perfil de maturação entre julho e outubro, enquanto a IAC09-6166 possui porte ereto, maturação de maio a outubro, ATR médio-alto e diâmetro médio dos colmos.

Essas novas variedades, juntamente com os pacotes tecnológicos que acompanham suas recomendações de cultivo, destacam o IAC como um dos maiores centros de pesquisa agrícola da América Latina e um pilar estratégico para o setor sucroenergético brasileiro.

O diretor-geral do IAC, Marcos Landell, afirma: “A atuação do Instituto Agronômico está sempre alinhada às necessidades dos agricultores e às demandas do mercado. Nosso foco científico nos conecta com parceiros que reconhecem o IAC como gerador de soluções tecnológicas para os desafios atuais da agricultura.”

Além das variedades de cana, o IAC também apresenta o lançamento de novas cultivares de laranja, Kawatta e Majorca, que se destacam pela produtividade, precocidade e qualidade do suco. Avaliadas em diferentes condições climáticas paulistas, essas variedades se mostram adequadas para a industrialização de suco e consumo in natura. A parceria entre o Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC, a Embrapa e a Fundação Coopercitrus Credicitrus foi fundamental para o desenvolvimento dessas variedades.

Regina Célia de Matos Pires, vice-diretora do IAC, ressalta a importância dos 138 anos da instituição: “São mais de um século de contribuições essenciais para a agricultura brasileira, sempre com um olhar voltado para o futuro, buscando soluções tecnológicas sustentáveis para o agronegócio.”

Fundado em 1887, o IAC se tornou referência mundial em inovação tecnológica e desenvolvimento de cultivares, com um portfólio que inclui 1.189 cultivares de diversas espécies, impactando positivamente a produção agrícola brasileira e internacional. A trajetória de sucesso inclui variedades de café arábica, feijão, amendoim e mandioca, além de um forte compromisso com a sustentabilidade e a melhoria das práticas agrícolas.

A excelência do IAC também se reflete em programas de pesquisa e desenvolvimento, como o QUEPIA, voltado à qualidade de equipamentos de proteção individual, e o Adjuvantes da Pulverização, que avalia e recomenda melhorias para os processos de pulverização agrícola. O Quarentenário IAC e o Boletim 100 são outras iniciativas estratégicas que consolidam a posição do Instituto como um dos principais centros de pesquisa agrícola do mundo.

Com 138 anos de história, o IAC segue firme em sua missão de gerar conhecimento e inovação, contribuindo para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo. A instituição continua investindo em genética de precisão e na resistência genética a doenças, promovendo avanços importantes para a produtividade agrícola.

“Nosso compromisso é com o futuro da agricultura, com o desenvolvimento de tecnologias agrícolas sustentáveis e com a superação dos desafios do setor, sempre respeitando a biodiversidade e a saúde da população”, conclui Regina Célia.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...