Home Destaque ICMS de combustíveis ficará congelado por mais 60 dias
DestaqueEtanol

ICMS de combustíveis ficará congelado por mais 60 dias

etanol
Compartilhar

Depois do anúncio do fim do congelamento do ICMS sobre os combustíveis, governadores decidiram voltar atrás e manter a medida por mais 60 dias.

O congelamento inicial, que era de 90 dias, acabaria no dia 31 de janeiro. Os governadores, inclusive, chegaram a divulgar que ele não seria prorrogado. Mas o cenário atual de instabilidade no mercado de petróleo, com o barril podendo ultrapassar US$ 90 e a expectativa de alta no preço dos combustíveis no Brasil, impactou a decisão dos governadores.

Até a tarde de ontem, 26, a proposta de prorrogação do congelamento por mais 60 dias já tinha o apoio de 26 governadores. Para o blog de Valdo Cruz no G1, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse que a decisão já está tomada e vai ser oficializada hoje.

Renato Casagrande diz que espera que, neste período, o Congresso, o governo federal e Estados cheguem a um entendimento para aprovar medidas que amorteçam os impactos da alta do petróleo e do dólar no preço dos combustíveis no Brasil.

“Diante do novo cenário que se descortina, com o fim da observação do consenso e a concomitante atualização da base de cálculo dos preços dos combustíveis, atualmente lastreada no valor internacional do barril de petróleo, os governadores consideram imprescindível a prorrogação do congelamento pelos próximos 60 dias, até que soluções estruturais para a estabilização dos preços desses insumos sejam estabelecidas”, aponta um trecho da nota.

O governo federal prepara uma PEC para conter a alta dos combustíveis. A proposta prevê uma possibilidade de reduzir ou zerar tributos federais e estaduais sobre diesel e gás de cozinha, além da criação de um fundo de estabilização do preço dos combustíveis.

Com informações do G1

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Com 10,3 milhões de toneladas moídas, Grupo Colombo supera desafios climáticos na safra 2024/25

Segundo Relatório da companhia, apesar das condições climáticas adversas, o Grupo processou...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas NotíciasDestaque

CerradinhoBio eleva lucro com aumento da produção de etanol e início da fabricação de açúcar na Safra 2024/2025

A Cerradinho Bioenergia, empresa do setor sucroenergético que produz etanol, açúcar e...