A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que ocupa a Vice-Presidência do CONSECANA-SP, anunciou a contratação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da USP/ESALQ, para realizar o cálculo e a divulgação do valor do quilo do ATR (Açúcar Total Recuperável). A medida foi tomada após o adiamento da eleição da nova diretoria da entidade por falta de consenso entre os membros.
De acordo com nota oficial assinada por Evandro Gussi, diretor-presidente da Unica, a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do CONSECANA-SP, realizada em 11 de julho de 2025, aprovou apenas as contas referentes ao exercício de 2024. Os demais itens da pauta — eleição da diretoria e definição dos novos presidente e vice-presidente — foram suspensos por 30 dias, diante da ausência de acordo entre os representantes das entidades que compõem o conselho, segundo nota da Unica.
Na tentativa de avançar nas discussões, a Unica afirma que promoveu uma reunião no dia 24 de julho com representantes da Orplana, entidade que representa os fornecedores de cana-de-açúcar no Centro-Sul. No entanto, o encontro também terminou sem alinhamento sobre a composição da nova diretoria.
De acordo com a Unica, diante do impasse, a entidade decidiu formalizar a contratação do CEPEA/USP-ESALQ para dar continuidade ao cálculo do valor do quilo do ATR. O trabalho seguirá três premissas principais:
-
Utilização dos preços de mercado já apurados e divulgados mensalmente pelo próprio CEPEA;
-
Observância dos parâmetros e da metodologia de cálculo definidos na edição pública do Manual de Instruções do CONSECANA-SP;
-
Uso do mix de produção e comercialização ponderado das últimas três safras.
O CEPEA, que já é responsável pela apuração dos preços praticados pelos produtores paulistas desde a implantação do CONSECANA-SP, passa oficialmente a calcular e divulgar o valor do ATR com base nas diretrizes acordadas. Segundo nota a Unica, a sistemática adotada também será submetida à validação por auditoria externa independente, garantindo mais transparência e segurança para os agentes da cadeia produtiva.
No relatório do Cepea, que está disponível publicamente, o preço médio do quilo do ATR apurado para o mês de julho de 2025 foi de R$ 1,1441.
“O processo assegura que os parâmetros e a sistemática de cálculo serão executados por instituições externas de notório reconhecimento e reputação, observando fielmente as equações e critérios estabelecidos pelas regras do CONSECANA-SP”, afirmou Gussi na nota.