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Importação de gasolina tem queda de 87% no Brasil

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a fiscalização de fraudes em bombas e a análise dos combustíveis dos postos de Ribeirão Preto estão atrasadas.
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As aquisições de cargas de gasolina no mercado internacional se tornam cada vez menos frequentes, com a arbitragem fechada desde meados de fevereiro em meio a uma escalada dos preços globais do combustível. Segundo informações da Argus, empresa especializada na produção de relatórios e análises de preços para o mercado de combustíveis, agricultura, fertilizantes, gás natural e petroquímica, os importadores continuam monitorando os preços e a disponibilidade da gasolina fora do Brasil, ainda concentrados em originações entre Estados Unidos e Europa.

As cotações oferecidas nos dois lados do Atlântico, que têm favorecido as negociações com produtores europeus nos últimos meses, convergiram em março. De acordo com um levantamento da Argus, a arbitragem para importação de gasolina A encontra-se fechada desde fevereiro, e o diferencial entre a importação de cargas em até dois portos do Norte e do Nordeste e o preço de venda da Petrobras em São Luís (MA) atingiu 43 centavos por litro em 26 de março.

O descompasso ocorre em meio a um aumento significativo dos preços globais de gasolina ao longo de fevereiro em função de programações de manutenção de refinarias, concentradas no mês de abril no hemisfério Norte. O calendário de paradas de unidades de refino foi particularmente carregado em fevereiro por conta da relutância dos refinadores, desde o fim da pandemia, em fazer interrupções prolongadas em meio a margens de refino elevadas.

Este fenômeno, segundo a Argus, resultou em um aumento de estoques de petróleo ao nível global, enquanto reservas de derivados recuaram, com destaque para a gasolina. Dados oficiais dos Estados Unidos e de um grupo de dezesseis países da União Europeia e do Japão apontam para uma retração total de 16,1 milhões de barris (2,56 milhões de m³) nos estoques de gasolina em fevereiro, comparado com um déficit médio histórico de 3 milhões de barris para o mês.

Na primeira quinzena de março, importadores demonstraram interesse limitado por navios de gasolina. A parada programada para manutenção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) em fevereiro pouco estimulou as negociações, assim como a perspectiva de paradas em outras plantas nos próximos meses.

Preços de gasolina doméstica X importada R$/m³

Para este mês, a estimativa é de 181.300 m³ de gasolina e componentes desembarcando no Brasil, de acordo com a Vortexa, empresa de dados e análises do setor de energia. O Brasil importou 543.560m³ em março do ano passado, de acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em fevereiro, as importações de gasolina somaram quase 169.000m³, queda de 87% em relação ao mesmo mês de 2023.

Informações da Vortexa para este mês mostram que cerca de 80% do volume partiu da Holanda, com destino a portos do Nordeste. Um navio – Grace Ferrum – foi originado na Rússia, com previsão de chegada em Santos na reta final de março.

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