Home Últimas Notícias Índia ainda espera chuvas de monções acima da média, em impulso para agricultura
Últimas Notícias

Índia ainda espera chuvas de monções acima da média, em impulso para agricultura

açúcar
Compartilhar

A Índia deverá receber chuvas de monções acima da média este ano, informou o departamento de meteorologia indiano nesta segunda-feira, 27, mantendo sua previsão de abril e a possibilidade de maior produção agrícola e crescimento econômico na terceira maior economia da Ásia.

Espera-se que as chuvas de monções deste ano sejam 106% da média de longo prazo, disse o diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês), Mrutyunjay Mohapatra, em uma coletiva de imprensa virtual.

O IMD define a precipitação média ou normal como sendo entre 96% e 104% de uma média de 50 anos de 87 cm (35 polegadas) para a temporada de quatro meses que começa em junho.

As monções, essenciais para a economia de quase US$ 3,5 trilhões da Índia, fornecem quase 70% da chuva necessária para regar as plantações e reabastecer os reservatórios e aquíferos. Quase metade das terras agrícolas da Índia, sem nenhuma irrigação, depende das chuvas de junho a setembro para cultivar várias culturas, como arroz, milho, algodão, soja e cana-de-açúcar.

Chuvas abundantes podem elevar a produção agrícola e o crescimento econômico de forma geral, ajudando a reduzir a inflação dos preços dos alimentos, que permaneceu acima do nível de conforto do banco central nos últimos meses e o levou a resistir ao corte das taxas de juros.

Mohapatra disse que o fenômeno climático La Niña, que aumenta as chuvas na Índia, se instalaria em julho e setembro, elevando as chuvas em todo o país.

Os estados produtores de arroz e borracha do sul da Índia e os estados centrais produtores de soja, leguminosas, algodão e cana-de-açúcar provavelmente receberão chuvas de monções acima da média durante a estação, afirma Mohapatra.

Em contrapartida, os principais estados produtores de arroz no nordeste poderão receber chuvas abaixo da média, disse ele.

A Índia é o segundo maior produtor mundial de trigo, arroz e açúcar, e o maior importador de óleo de palma, óleo de soja e óleo de girassol.

Reuters/Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj

Compartilhar
Artigo Relacionado
geada cana
Últimas Notícias

Geadas podem impactar significativamente canaviais, de acordo com StoneX

Levantamento da StoneX mostra como geadas e temperaturas abaixo de 5 °C...

Últimas Notícias

CRV Industrial recebe executivos da Wilmar International e reforça parcerias estratégicas

Visita de representantes da Nova Zelândia e do Brasil destaca integração global...

DestaqueÚltimas Notícias

Chuvas impactam colheita e moagem atinge 38,78 milhões de toneladas no início de junho

Na primeira quinzena de junho, as usinas da região Centro-Sul processaram 38,78...

Últimas Notícias

E30 eleva demanda por etanol em 1 bi L na safra, mas sem afetar preço, prevê Cerradinho

A CerradinhoBio estima um crescimento significativo na demanda por etanol a partir...