Home Últimas Notícias Índia deve permitir exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar em 2025
Últimas Notícias

Índia deve permitir exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar em 2025

Compartilhar

A Índia deve permitir exportações de 1 milhão de toneladas de açúcar durante a atual temporada, disseram fontes do governo e da indústria. O objetivo é ajudar as usinas a exportarem estoques excedentes, além de sustentar os preços locais.

A permissão para que as usinas do segundo maior país produtor mundial do adoçante vendam 1 milhão de toneladas de açúcar pode exercer ainda mais pressão descendente sobre os preços globais da commodity.

Espera-se que o governo emita em breve uma ordem oficial permitindo a exportação de 1 milhão de toneladas de açúcar, disseram as fontes que não quiseram ser identificadas porque não estavam autorizadas a falar com a mídia.

A decisão de permitir as exportações, que vinha sendo especulada nas últimas semanas, foi uma surpresa para uma parte dos comerciantes, já que a produção deste ano deve ficar abaixo do consumo pela primeira vez em oito anos.

Maharashtra, Karnataka e Uttar Pradesh respondem por mais de 80% da produção total de açúcar do país, com menores rendimentos de cana nesses estados levando as empresas comerciais a reduzirem suas estimativas de produção para a atual temporada.

A produção em 2024/25 pode cair para cerca de 27 milhões de toneladas, ante 32 milhões de toneladas no ano passado, e abaixo do consumo anual de mais de 29 milhões de toneladas, de acordo com as principais casas comerciais.

A Índia, cujos mercados de exportação de açúcar incluem Indonésia, Bangladesh e Emirados Árabes Unidos, foi o segundo maior exportador do mundo durante os cinco anos até 2022/23, com volumes médios de 6,8 milhões de toneladas anuais. Mas o país não permitiu exportações no ano de comercialização de 2023/24.

A Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia, uma entidade de produtores, disse que a permissão para exportar 1 milhão de toneladas de açúcar ajudaria as usinas de açúcar que sofrem com os baixos preços locais. Os preços do açúcar na Índia estão oscilando em torno do menor nível em 1 ano e meio.

“A produção do ano que vem provavelmente será bastante forte, então, permitir exportações limitadas de 1 milhão de toneladas é uma boa notícia para a indústria açucareira”, disse o diretor geral da associação, Deepak Ballani.

Reuters/Rajendra Jadhav e Mayank Bhardwaj

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
OpiniãoÚltimas Notícias

Açúcar: quando o preço encosta no custo, a assimetria começa

O mercado futuro de açúcar em NY encerrou a sexta-feira com o...

Cocal terá planta de biometano
Últimas Notícias

Cocal emite R$ 350 milhões em debêntures para modernização industrial em MS

A Cocal, unidade Passa Tempo Agroindustrial, iniciou a distribuição de R$ 350...

Últimas Notícias

Unica e entidade indiana firmam acordo para ampliar cooperação em bioenergia

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e a Indian...