Home Últimas Notícias Índia permitirá desvio de até 1,7 milhões de toneladas de açúcar para etanol
Últimas Notícias

Índia permitirá desvio de até 1,7 milhões de toneladas de açúcar para etanol

açúcar
Compartilhar

A Índia decidiu permitir que as usinas de açúcar desviem o equivalente a até 1,7 milhão de toneladas de açúcar para a produção de etanol, disseram autoridades do governo e do setor na sexta-feira, 15, já que Nova Délhi pretende amenizar as interrupções em seu ambicioso programa de biocombustível.

Como o segundo maior produtor de açúcar do mundo, a Índia já havia orientado as usinas de açúcar a não usarem caldo ou xarope de cana para a produção de etanol devido a preocupações com a produção, já que a seca atingiu os principais estados produtores, como Maharashtra e Karnataka.

No entanto, na sexta-feira, o governo optou por permitir o desvio do caldo de cana e do melaço B-heavy para a produção de etanol, limitando-o a 1,7 milhão de toneladas para o ano comercial de 2023/24, iniciado em 1º de outubro, de acordo com as autoridades.

“Uma cota será alocada em breve para usinas de açúcar e destilarias”, disse um alto funcionário do governo, que preferiu não ser identificado, seguindo as regras oficiais.

O suprimento de açúcar disponível ainda seria adequado para atender à demanda local, mesmo com o desvio da sacarose para a produção de etanol, acrescentou o funcionário.

A medida do governo ajudará o setor, que investiu bilhões de dólares nos últimos cinco anos para aumentar a capacidade de produção de etanol, disse uma autoridade sênior do setor, também preferindo o anonimato.

As chuvas irregulares nos principais Estados produtores de cana-de-açúcar, Maharashtra e Karnataka, geraram preocupações sobre a produção deste ano.

As reduções previstas na produção fizeram com que os preços locais do açúcar atingissem seus níveis mais altos em quase 14 anos.

Reuters/Rajendra Jadhav
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra moagem de 700 mil toneladas no quatro trimestre da safra 2024/25

A Raízen, maior grupo sucroenergético do país, omunicou, por meio de Fato...

Últimas Notícias

Citi reitera recomendação de compra para ação da Jalles, que pode subir mais de 121%

O banco também atualizou as perspectivas para o balanço do primeiro trimestre...