O Ministério de Energia e Recursos Minerais da Indonésia anunciou que, a partir de 2026, o país adotará uma mistura obrigatória de 5% de etanol na gasolina, conhecida como E5. A iniciativa faz parte da estratégia nacional para ampliar o uso de fontes renováveis e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Segundo informações da agência de notícias Xinhua, a nova diretora-geral de energia renovável e conservação de energia do ministério, Eniya Listiani Dewi, informou que a obrigatoriedade será implementada de forma gradual, com início na Ilha de Java. A decisão considera a atual oferta limitada de etanol no país.
Embora a Indonésia possua 13 indústrias açucareiras com infraestrutura de apoio, apenas três delas produzem etanol com a qualidade exigida para uso como combustível, totalizando uma produção anual de 60 milhões de litros. Para atender à meta de mistura de 5%, será necessário alcançar um volume anual entre 1 bilhão e 1,2 bilhão de litros.
Para suprir essa demanda, o governo pretende incentivar a produção de etanol a partir de diferentes matérias-primas, como cana-de-açúcar, mandioca e palma. A medida está alinhada à meta de longo prazo do país de transição para energias mais limpas e de redução das emissões de carbono.