Home Últimas Notícias Indónesia quer ampliar a produção de etanol
Últimas Notícias

Indónesia quer ampliar a produção de etanol

Compartilhar

A Indonésia quer ampliar a mistura de etanol na gasolina para reduzir ainda mais as importações do combustível fóssil e as emissões de carbono, mas terá que garantir mais cana-de-açúcar para aumentar a produção do biocombustível.

A Indonésia importou cerca de 60% da gasolina que consumiu no ano passado a um custo de US$ 17 bilhões, e pretende replicar o sucesso que teve com os mandatos de biodiesel que reduziram bilhões de dólares em importação de diesel. Embora grande parte das reduções de emissões da Indonésia venha do manejo florestal e do fechamento de usinas movidas a carvão, o país espera obter cortes significativos com uso de biocombustíveis e veículos elétricos.

A Indonésia planeja eventualmente determinar o conteúdo de etanol para a gasolina em 15% e usá-lo em todo o país até 2031, uma meta agressiva, uma vez que tem apenas duas usinas que lutam para garantir matéria-prima de melaço de cana-de-açúcar suficiente.

“Não há problemas técnicos para o etanol. A questão está no lado da matéria-prima. Se dependermos do suprimento de melaço existente, continuaremos a competir (com outras necessidades)”, disse Dadan à Reuters.

Com capacidade limitada de etanol e o país dependendo de açúcar importado para atender a demanda doméstica, inclusive para alimentos, algumas empresas estão procurando produzir a partir de outras matérias-primas, como mandioca e biomassa.

“Há duas empresas interessadas em produzir etanol a partir da biomassa. Então, (o programa) não teria que depender totalmente da produção de cana-de-açúcar”, disse Dadan.

A empresa estatal de energia Pertamina também planeja construir uma instalação para produzir etanol a partir da mandioca e misturar gasolina com 5% de etanol e 15% de metanol para uma mistura que chama de A20, disse seu executivo-chefe em uma audiência parlamentar em janeiro.

Quadruplicar produção de cana-de-açúcar

A Indonésia queimará 45,7 bilhões de litros (12,1 bilhões de galões) de gasolina em 2025 e 50,1 bilhões de litros em 2030, de acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Bandung (ITB).

Isso significa que um mandato de 2025 para 5% de etanol exigiria 2,29 bilhões de litros de etanol por ano, muito além da atual capacidade anual de 70 milhões de litros.

Uma resposta parcial é uma maior produção de açúcar. O presidente Joko Widodo anunciou planos para quase quadruplicar a terra para plantações de cana-de-açúcar, para 700 mil hectares, a fim de alcançar a autossuficiência em açúcar para alimentos e combustível em cinco anos.

Com informações da Reuters

Compartilhar

Episódio 36: Sphenophorus: por que o manejo ainda falha?

Episódio 35: Plantas daninhas na cana: como tornar o manejo mais eficiente?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen abre prazo para credores escolherem opções de pagamento previstas na recuperação extrajudicial

Credores terão até 3 de dezembro para realizar a escolha; títulos abrangidos...

India
AçúcarÚltimas Notícias

Produção de açúcar da Índia salta 745% em outubro com início antecipado da moagem

A produção de açúcar da Índia registrou um aumento de 745% em...

Últimas Notícias

Custo dos juros da dívida rural sobe 191% em quatro anos, mostra Cepea

Inadimplência alcançou 9,69% em agosto de 2026, maior percentual da série histórica...

Últimas Notícias

Asplana evita queda no preço do ATR em três usinas de Alagoas: “Queremos mais”

Três usinas de Alagoas – Serra Grande, Utinga Leão e Pindorama –...