Home Últimas Notícias Inmet alerta para seca e calor intenso nos próximos três meses em várias regiões do país
Últimas Notícias

Inmet alerta para seca e calor intenso nos próximos três meses em várias regiões do país

Sugar cane sunset plantation beautiful
Compartilhar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um período de seca intensa e temperaturas elevadas em diversas áreas do Brasil nos próximos três meses. De acordo com o Boletim Agroclimatológico, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão chuva abaixo da média, com calor extremo, o que deve aumentar o risco de queimadas e incêndios florestais.

No Sudeste, enquanto o sul de São Paulo pode ter chuvas acima da média, o norte do estado e o oeste de Minas Gerais devem enfrentar temperaturas elevadas e umidade do solo baixa.

A região Centro-Oeste, que já enfrenta seca desde maio, continuará com condições críticas, afetando especialmente Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As temperaturas serão elevadas, com níveis de umidade no solo muito baixos. A volta das chuvas é esperada apenas para outubro, mas de forma gradual. Em Mato Grosso, o plantio de grãos será diretamente impactado, com melhoria das condições climáticas somente em novembro.

No Nordeste, os estados do Piauí, Ceará e Bahia são os mais afetados pela previsão de chuvas muito abaixo da média. O calor intenso deve dominar o cenário, principalmente no Piauí e no oeste da Bahia, onde as altas temperaturas podem ultrapassar os 36°C. O litoral de estados como Alagoas e Sergipe pode ter melhores condições, com níveis de umidade estáveis até outubro, mas a situação também deve se deteriorar em novembro, com a redução das chuvas.

No Norte, estados como Amazonas, Pará e Tocantins devem sofrer com a escassez de chuvas. O leste do Amazonas e o sul do Pará, em particular, devem registrar temperaturas acima do normal, agravando as condições de seca e favorecendo incêndios. A expectativa de retorno das chuvas é mínima antes de novembro, quando os níveis de umidade no solo podem melhorar, mas ainda de forma limitada.

No Sul, a situação é mais favorável, com chuvas acima da média previstas para o Paraná e o Rio Grande do Sul, mas há risco de geadas em áreas de maior altitude, principalmente em setembro.

Com informações da Agência Estado/Gabriel Azevedo
Compartilhar

Episódio 26: Manejo de plantas daninhas em cana: por que começar antes faz toda a diferença?

Episódio 25: Bioenergia sem limites: o futuro da cana além do açúcar e do etanol

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

IAC e Better Beef firmam parceria para desenvolver batata-doce voltada à produção de etanol e biometano

Acordo prevê desenvolvimento de cultivares industriais com maior rendimento para biocombustíveis e...

Últimas Notícias

Estados Unidos mantêm cota mínima de importação de açúcar para 2027

USTR confirma volume mínimo previsto na OMC para açúcar bruto; Brasil é...

Últimas Notícias

Raízen nomeia Felix Faber como vice-presidente do conselho de administração

Executivo indicado pela Shell tem mais de 26 anos de experiência no...

Últimas Notícias

Petróleo fecha acima de US$ 100 pela primeira vez desde maio com tensões no Oriente Médio

Os preços do petróleo fecharam acima de US$ 100 nesta quinta-feira, 23,...