Conecte-se conosco
 

Agrícola

Irrigação por gotejamento em cana sem investimento, já imaginou?

Publicado

em

Modalidade de irrigação por assinatura permite ter um sistema completo de gotejamento pagando apenas uma mensalidade

Aumentar a produtividade e longevidade dos canaviais, produzir cana-de-açúcar com mais estabilidade e com maior segurança contra riscos climáticos. Imagine conseguir isso tudo sem grandes investimentos e com um custo que cabe dentro do orçamento agrícola e ainda por cima com uso de irrigação por gotejamento?

É isso que propõe o serviço da Irrigação por Assinatura da Netafim Services, um modelo de negócio inédito neste segmento e com o qual é possível ter um sistema completo de irrigação pagando apenas uma mensalidade, similar a outros serviços de assinatura que já existem no mercado quando falamos de carros, TV, e até vinho.

André Ramos Stanciola, gerente Comercial de Services da Netafim, explica que nesta modalidade, a companhia assume a responsabilidade da irrigação dos canaviais do cliente, ou seja, a Netafim projeta, instala, opera e mantém o sistema de irrigação através de uma assinatura, sem a necessidade de grandes investimentos iniciais.

“Com essa abordagem, os clientes não precisam adquirir o sistema nem ter uma equipe dedicada para operá-lo, garantindo os benefícios proporcionados pela irrigação por gotejamento, como o aumento de produtividade, gestão eficiência dos recursos hídricos, a estabilidade de produção e a segurança contra adversidades climáticas”, detalha Stanciola.

A Irrigação por Assinatura se baseia em um contrato de faturamento mensal ou sazonal por hectare, de acordo com as necessidades do cliente. No caso de um contrato para uma área de cana-de-açúcar especificamente, que é uma cultura de ciclo longo, podendo ultrapassar dez anos, a companhia disponibiliza especialistas que permanecem na fazenda por longo prazo, de 6 a 10 anos de acordo com a extensão do contrato.

“Ao final desse período o contrato poderá ser prorrogado ou renovado por períodos adicionais se for de interesse do cliente”, explica Stanciola.

Além do aumento de longevidade do canavial, estabilidade da produção e segurança contra adversidades climáticas, esse modelo de negócio possibilita ainda a antecipação e aceleração do planejamento da expansão da irrigação dos canaviais.

“Essa mudança de Capex para Opex traz benefícios tanto financeiros, pois não há comprometimento de capex nem necessidade de grandes investimentos iniciais, como operacionais, uma vez que a Netafim com todo seu know-how é responsável por operar e manter o sistema de irrigação, garantindo um crescimento seguro e de forma sustentável”, destaca Stanciola.

Ainda de acordo com o especialista da Netafim, se o produtor considerar todos os custos envolvidos na operação ao longo dos anos verá que a Irrigação por Assinatura é uma oferta muito atrativa, com o adicional de toda segurança e previsibilidade que o modelo oferece.

“Assim o produtor foca naquilo que ele faz melhor, que é produzir mais, enquanto a Netafim se encarrega de entregar a quantidade exata de água e nutrientes, de acordo com as necessidades dos canaviais. A Irrigação por Assinatura é ideal para aqueles que querem usufruir de todos os benefícios que a irrigação pode oferecer e que por algum motivo precisam preservar o Capex da companhia. Além disso, é muito atrativa para aqueles que não possuem know-how na operação de sistemas de irrigação e querem acelerar a adoção da tecnologia com o menor risco possível”, conclui.

Natália Cherubin para RPAnews

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading