Home Destaque Irrigação por gotejamento em cana proporciona em média 50% de aumento na produtividade e mais sustentabilidade
DestaqueÚltimas Notícias

Irrigação por gotejamento em cana proporciona em média 50% de aumento na produtividade e mais sustentabilidade

A área irrigada cresceu de forma consistente. A modalidade ‘salvamento’ com canhões autopropelidos já soma aproximadamente 1,4 milhão de hectares. No gotejamento, são cerca de 50 mil hectares, e no pivô central, entre 60 e 70 mil hectares.
Compartilhar

A aplicação da irrigação na cultura da cana-de-açúcar tem se destacado como uma estratégia crucial para a estabilização e o aumento da produtividade, bem como para promover a sustentabilidade no setor sucroenergético.

Durante o quadros Momento Irrigação, exibido pelo canal Tempo & Dinheiro, Daniel Pedroso, especialista agronômico da Netafim, disse que, dos 9 milhões de hectares plantados com cana-de-açúcar no Brasil, apenas 1 milhão é irrigado. Ele enfatizou as flutuações na produtividade causadas pelas variações climáticas, destacando que a irrigação tem emergido como uma solução para estabilizar a produção, principalmente durante períodos de baixa precipitação, como observado em 2021 e 2022. Além disso, salientou os benefícios da irrigação, incluindo aumento da longevidade dos canaviais, redução de custos de produção e impactos positivos na sustentabilidade ambiental.

Dávilla Alves, também especialista agronômica da Netafim, enfatizou a versatilidade do sistema de irrigação por gotejamento na cultura da cana-de-açúcar. Ela explicou que, além da aplicação de água, o gotejamento pode ser utilizado como um sistema de entrega para fornecer fertilizantes, evitando superdosagens e picos de acidez ou salinidade no solo. Isso contribui para o desenvolvimento de um ambiente favorável para os microrganismos benéficos, protegendo o solo e reduzindo a necessidade de maquinários pesados.

Segundo especialistas, o Brasil, maior produtor mundial de cana-de-açúcar, com São Paulo responsável por 55% da área plantada, está projetando um aumento significativo na produção nesta safra. Com o sistema de irrigação por gotejamento, espera-se um aumento de até 50% na produção em relação ao cultivo sem irrigação, mas há casos que registraram 100% de aumento. Além disso, há aumento da longevidade do canavial para até 12 anos, em comparação com a renovação média a cada cinco ou seis anos.

Os dados apresentados reforçam a importância estratégica da irrigação para a produção de cana-de-açúcar no Brasil, não apenas para aumentar a produtividade, mas também para promover práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes.

Os episódios do Momento Irrigação apresentam detalhes sobre os benefícios da irrigação na cultura da cana-de-açúcar, destacando os avanços e as perspectivas para o setor estão disponíveis nos links a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=u9Ru_OYONW4) e https://www.youtube.com/watch?v=AkfXyf_vNFE)

 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Usina São José da Estiva estreia no mercado de capitais com emissão de R$ 100 milhões em debêntures

Usina prioriza o crescimento eficiente e sustentável e consolida sua posição no...

DestaqueÚltimas Notícias

BlackRock torna-se acionista relevante da Raízen em meio a processo de venda de ativos bilionário

A Raízen, maior grupo sucroenergético do Brasil, comunicou ao mercado que a...

Últimas Notícias

Eike Batista retoma defesa da “supercana” e diz que BNDES pode ser potencial parceiro

O empresário Eike Batista voltou a defender publicamente a chamada “supercana” —...

Últimas Notícias

Atvos celebra pódios no Sertões 2025 e consolida etanol como combustível de alta performance

Empresa conquista resultados inéditos com sua equipe ‘Atvos Bioracing’ e reforça apoio...