Home Últimas Notícias Liderança no mercado de etanol coloca Brasil à frente no setor de Combustíveis de Aviação Sustentáveis, aponta relatório
Últimas Notícias

Liderança no mercado de etanol coloca Brasil à frente no setor de Combustíveis de Aviação Sustentáveis, aponta relatório

Crédito: Getty Images/iStockphoto Direitos autorais: ipopba
Compartilhar

Brasil mantém o potencial de ser líder global na produção de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF). O apontamento faz parte de relatório divulgado nesta terça-feira (28/01), pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta).

Segundo o relatório, o Brasil já possui uma infraestrutura avançada para produção de biocombustíveis, derivada de sua liderança no mercado de etanol e biodiesel. “Isso coloca o País à frente no desenvolvimento e na exportação de SAF, contribuindo significativamente para a descarbonização global da aviação.”

Vale lembrar, que o Estado de São Paulo é o maior produtor de combustíveis renováveis do país, se consolidando como protagonista nesse novo cenário energético com 60% dos canaviais brasileiros em território paulista. Em 2024, o setor sucroenergético contabilizou recorde de produção: com crescimento de 12%, foram R$102 bilhões em valor de produção e incremento de 5,9% na produtividade.

No material de título “Rumo à Sustentabilidade na América Latina e no Caribe”, a Alta apresenta avanços, desafios e estratégias sobre como a região pode alcançar suas metas de sustentabilidade e se tornar uma referência em questões ambientais.

A corrida para alcançar as metas globais de redução de emissões de gases do efeito estufa segue liderada pelo País, que está posicionado como líder absoluto na produção de SAF. “Projeções indicam que o Brasil será responsável por 60% da produção total de SAF na América Latina até 2050, graças à abundância de matérias-primas como cana-de-açúcar, resíduos agrícolas e óleos usados”, destaca o relatório.

“Temos 180 usinas registradas no Ministério da Agricultura, sendo quase 70 delas a 20 quilômetros de gasodutos já existentes. São Paulo tem o pré-sal caipira, uma preciosidade, na produção de energia renovável e biocombustível”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

América Latina

Desde 1970, o número de passageiros transportados na região representada pela Alta aumentou 18 vezes, passando de 18 milhões para mais de 324 milhões em 2023, superando a média global de crescimento, que foi de 14 vezes. Com o aumento no fluxo, também cresceu a participação do setor nas emissões de CO2.

Embora o SAF, que tem potencial para reduzir até 80% das emissões de CO2 – seja uma ação-chave para alcançar as metas de redução de emissões, a região necessita de um conjunto mais amplo de medidas, afirma o relatório da Alta.

Com informações do Governo do Estado de S. Paulo
Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Etanol: preço hidratado sobe com vendas firmes

Depois de recuarem por cinco semanas consecutivas, os preços do etanol hidratado...

Últimas Notícias

Com baixa liquidez, açúcar cristal tem queda de 8% na parcial de junho

A liquidez no mercado à vista de açúcar cristal branco está baixa...

Últimas NotíciasDestaque

São Martinho prevê moagem 3,7% maior e ATR médio 1,9% menor na safra 2025/26

A São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos brasileiros, divulgou seu guidance...

Últimas Notícias

Joint Venture de CMAA e Czernikow, a 2C Energia, inaugura primeira usina solar

A transição energética no Brasil ganhou um novo impulso com a inauguração...