Home Últimas Notícias Limite para plantio de cana-de-açúcar em Uberaba é discutido
Últimas Notícias

Limite para plantio de cana-de-açúcar em Uberaba é discutido

Compartilhar

Vereadores da cidade de Uberaba, MG, devem analisar proposta que acaba com limite para o plantio de cana-de-açúcar, hoje estipulado pela Lei Orgânica em 10% da área total do município.  Com inclusão de mais dois projetos na pauta, a Câmara Municipal realizará sessão extraordinária nesta segunda-feira, 11.

A restrição do plantio de cana em 10%, foi estabelecido por emenda aprovada em 2003. No entanto, o projeto inserido pretende revogar o trecho da legislação e abolir a limitação. Esta não é a primeira tentativa de acabar com a restrição para o plantio de cana em Uberaba.

De acordo com reportagem do JM Online, em 2011, o ex-prefeito Anderson Adauto chegou a enviar projeto à Câmara Municipal para revogar o limite previsto na Lei Orgânica do Município, porém a medida gerou reação e protestos de lideranças ambientalistas da cidade.

A nova proposta de revogar o limite do plantio de cana no município foi apresentada pelo vereador Almir Silva (DEM) e conta com a assinatura de outros sete parlamentares como Fernando Mendes (MDB), Denise de Stefani Max (Patri), Marcos Jammal (MDB), Varciel Borges (PP), Anderson Donizeti de Souza (PSD), Eloisio José dos Santos (PTB) e Ismar Marão (PSD).

Na justificativa do projeto, Almir posicionou que o limite imposto na Lei Orgânica é alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramita no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O parlamentar argumentou que a restrição é obsoleta frente à evolução socioeconômica da cidade.

“Ao limitar o perímetro a ser destinado ao plantio da cana-de-açúcar, na atualidade, interfere diretamente na política municipal e nacional de expansão agrícola e econômica, já que tal produto constitui a principal matéria-prima para a produção dos biocombustíveis em nosso município, especialmente o etanol”, afirma texto.

Ainda de acordo com o vereador, limitar percentualmente o plantio da cana no município impede o regular e crescente desenvolvimento social e econômico da cidade, pois impacta diretamente na produção de biocombustível, diminui a geração de empregos e, também, resulta em queda da arrecadação tributária de Uberaba.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...