Home Últimas Notícias Limite para plantio de cana-de-açúcar em Uberaba é discutido
Últimas Notícias

Limite para plantio de cana-de-açúcar em Uberaba é discutido

Compartilhar

Vereadores da cidade de Uberaba, MG, devem analisar proposta que acaba com limite para o plantio de cana-de-açúcar, hoje estipulado pela Lei Orgânica em 10% da área total do município.  Com inclusão de mais dois projetos na pauta, a Câmara Municipal realizará sessão extraordinária nesta segunda-feira, 11.

A restrição do plantio de cana em 10%, foi estabelecido por emenda aprovada em 2003. No entanto, o projeto inserido pretende revogar o trecho da legislação e abolir a limitação. Esta não é a primeira tentativa de acabar com a restrição para o plantio de cana em Uberaba.

De acordo com reportagem do JM Online, em 2011, o ex-prefeito Anderson Adauto chegou a enviar projeto à Câmara Municipal para revogar o limite previsto na Lei Orgânica do Município, porém a medida gerou reação e protestos de lideranças ambientalistas da cidade.

A nova proposta de revogar o limite do plantio de cana no município foi apresentada pelo vereador Almir Silva (DEM) e conta com a assinatura de outros sete parlamentares como Fernando Mendes (MDB), Denise de Stefani Max (Patri), Marcos Jammal (MDB), Varciel Borges (PP), Anderson Donizeti de Souza (PSD), Eloisio José dos Santos (PTB) e Ismar Marão (PSD).

Na justificativa do projeto, Almir posicionou que o limite imposto na Lei Orgânica é alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade que tramita no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O parlamentar argumentou que a restrição é obsoleta frente à evolução socioeconômica da cidade.

“Ao limitar o perímetro a ser destinado ao plantio da cana-de-açúcar, na atualidade, interfere diretamente na política municipal e nacional de expansão agrícola e econômica, já que tal produto constitui a principal matéria-prima para a produção dos biocombustíveis em nosso município, especialmente o etanol”, afirma texto.

Ainda de acordo com o vereador, limitar percentualmente o plantio da cana no município impede o regular e crescente desenvolvimento social e econômico da cidade, pois impacta diretamente na produção de biocombustível, diminui a geração de empregos e, também, resulta em queda da arrecadação tributária de Uberaba.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...