Home Últimas Notícias Lula defende agro e pede para alemães não acreditem em “mitos” sobre biocombustíveis
Últimas Notícias

Lula defende agro e pede para alemães não acreditem em “mitos” sobre biocombustíveis

Compartilhar

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu nesta segunda-feira, 20, o agronegócio brasileiro e pediu que os alemães não acreditem em “mitos” sobre a produção de biocombustíveis no país. A fala ocorreu diante de empresários no encontro econômico Brasil-Alemanha, em Hannover, na Alemanha.

Lula afirmou que há uma “mitologia dita por alguns que são contra a inovação tecnológica na área de combustível, de que o combustível brasileiro atrapalha a produção de alimentos”. O presidente disse que, “se alguém quiser acreditar nisso, convido a visitar o Brasil”.

“Ninguém seria louco de substituir a produção de comida pela produção de biodiesel. Ninguém come diesel ou gasolina, as pessoas comem comida. Nós sabemos da importância de fazer com que os dois setores possam se desenvolver concomitantemente”, afirmou o petista.

Lula reforçou que “não há hipótese de o Brasil deixar de produzir alimentos ou de ocupar a Mata Atlântica ou a Amazônica por causa da produção de biocombustível”. Ele afirmou ainda que “muitas vezes, há desinformação e documentos técnicos que não condizem com a realidade”.

“Disse para [o chanceler, Friedrich] Merz e vou repetir aos empresários: qualquer dúvida que tiver com relação à relação com o Brasil, ao biocombustível, à transição energética, aos mineiras críticos e às terras raras, que não se deixem seduzir pela primeira opinião”, declarou o presidente da República.

No domingo, Lula já havia dito na abertura da Feira Industrial de Hannover que “é preciso combater narrativas falsas a respeito da sustentabilidade” da agricultura brasileira.

Lula afirmou que o “transporte é hoje um dos principais gargalos de descarbonização da Europa” e pediu que a União Europeia não crie barreiras contra os biocombustíveis.

O petista disse que “estão na mesa” do bloco aduaneiro “propostas que ignoram práticas de sustentabilidade no uso do solo brasileiro”.

“Também entrou em vigor em janeiro mecanismos unilaterais de cálculo de carbono que desconsidera o baixo nível de emissões no processo produtivo brasileiro baseado em fontes renováveis. Essas iniciativas podem dificultar a oferta de energia limpa para os europeus em momento crítico. A elevação de padrões ambientais é necessária, mas não é correto adotar critérios que ignorem outra realidade e prejudique os produtores brasileiros”, declarou o presidente.

Mudança de patamar do Brasil e minerais críticos

Lula voltou a falar que o Brasil está disposto a “deixar de ser um país em vias de desenvolvimento”. Ele falou sobre a exploração de minerais críticos justamente como um caminho para o país se tornar uma economia rica.

“Oferecemos oportunidades crescentes em setores decisivos para o futuro. Estamos ampliando em minerais críticos e terras raras, essenciais para a transição energética digital”, disse o presidente brasileiro diante de empresários e políticos brasileiros e alemães.

Ele ainda seguiu: “Não aceitaremos modelos que reduzam nosso território à extração de recursos voltados a atender apenas demandas externas. Vamos assegurar que as riquezas do Brasil sirvam ao desenvolvimento da população e das empresas brasileiras”.

Agência Estado 

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usinas da Delta alcançam maior nota de eficiência ambiental no RenovaBio

Unidades de biodiesel de Cuiabá e Rio Brilhante poderão emitir 229 mil...

Últimas Notícias

Flávio: Vamos ter que discutir a quantidade de etanol na gasolina após mudanças

Em julho, o governo federal elevou de 30% para 32% o porcentual...

Últimas NotíciasDestaque

Coruripe aumenta moagem em 7% e produtividade em 17,4% na safra 2026/27

Companhia processou 6,45 milhões de toneladas de cana até julho e ampliou...

Últimas Notícias

Brasil importa menos fertilizantes, mas gastos sobem 7,3% em 2026

Compras externas recuaram para 22,4 milhões de toneladas até julho, enquanto desembolso...