O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com o “pé no acelerador” para fazer a reforma agrária no país.
A declaração foi feita durante a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no parque da Água Branca, zona oeste da capital paulista, nesta quinta-feira, 8.
“Neste ano, temos a maior meta da história da reforma agrária – e já cumprimos metade dessa meta. Certa vez, o presidente Lula me disse: ‘Paulo, o duro ficou para vocês. O mais fácil já foi feito’”, disse o ministro. “Agora ficaram para nós as terras mais caras do Brasil para serem adquiridas. Mas não estamos constrangidos com isso”.
Teixeira também defendeu a “libertação” dos recursos públicos, que foram capturados pelas emendas parlamentares durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo ele.
O ministro afirma que é necessário cortar gastos em verbas destinadas ao Legislativo e não em políticas públicas. Ele também fez uma cobrança ao presidente para trabalhar na desapropriação de terras.
“Espero que, em maio, possamos, com o presidente Lula, ir à Bahia entregar os novos assentamentos do MST em área da Petrobras. Espero que Lula vá ao Paraná para a entrega da Fazenda Brasileira”, disse Teixeira. “Espero que nos dê agenda para o norte da Bahia, para entregar o Salitre; e para o sul de Pernambuco, para o assentamento da área da Embrapa e de outra área que indicamos no estado. Também espero que possamos resolver a situação da Fazenda Lajinha, em Alagoas”, completou.