Home Últimas Notícias Mato Grosso do Sul espera processar 50,5 milhões de t na safra 2025/26, alta de 4,12%
Últimas Notícias

Mato Grosso do Sul espera processar 50,5 milhões de t na safra 2025/26, alta de 4,12%

Compartilhar

Mato Grosso do Sul deve moer 50,5 milhões de toneladas de cana na safra 2025/26, um crescimento de 3,5% em relação ao ciclo anterior, impulsionando a produção de etanol e açúcar no estado. As projeções apontam para 4,7 bilhões de litros de etanol (alta de 11%) e 2,6 milhões de toneladas de açúcar (aumento de 30%), reforçando a posição do estado como um dos principais polos de bioenergia do país.

Os números foram divulgados pela Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) durante a abertura oficial da Expocanas 2025, em Nova Alvorada do Sul (MS). “O foco das usinas para a próxima safra se mantém na eficiência do processo de produção, com manejo agrícola focado na recuperação da produtividade da matéria-prima e renovação dos canaviais”, afirmou o presidente da Biosul, Amaury Pekelman

Na safra 2024/25, o setor de bioenergia de Mato Grosso do Sul registrou uma produção histórica de 4,2 bilhões de litros de etanol na safra 2024/25, mantendo o estado como quarto maior produtor do país.  Apesar de uma redução de 5,1% na quantidade de cana processada, que totalizou em 48,5 milhões de toneladas, a produção de etanol registrou aumento de 10% em relação à safra anterior.

O avanço foi impulsionado pelo etanol de milho, que atingiu participação expressiva de 37% no total produzido. Já a produção de açúcar se manteve estável em 2 milhões de toneladas, com ligeiro aumento de 0,1%.

Para o presidente da Biosul, Amaury Pekelman, dois fatores foram determinantes para o ciclo 2024/25. “A complementariedade do etanol de milho, que trouxe um salto tecnológico e estratégico para a produção do biocombustível. Outro aspecto importante foi a resiliência do setor que, mesmo com a redução na moagem de cana devido a eventos climáticos adversos, manteve sua capacidade produtiva e gerou resultados importantes”, avaliou.

LEIA TAMBÉM: Cana Summit 2025 reúne governadores e parlamentares para fortalecer o setor canavieiro

Mato Grosso do Sul atualmente conta com 22 usinas de bioenergia em operação. Dessas, 19 processam a partir da cana e três, a partir do milho. O setor é responsável por cerca de 30 mil empregos diretos, com participação de 17% no PIB industrial do estado.

“O setor está em um momento importante de expansão, com novos investimentos e ampliação do portfólio de produtos”, concluiu o presidente da Biosul.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...