Home Últimas Notícias Ministério de Minas e Energia defende avanço dos biocombustíveis durante seminário em SP
Últimas Notícias

Ministério de Minas e Energia defende avanço dos biocombustíveis durante seminário em SP

biocombustiveis
Compartilhar

As ações do MME para o fortalecimento do setor foram destacadas no encontro, que reuniu representantes do governo e especialistas em combustíveis, qualidade, logística, energia e agronegócio.

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quinta-feira (18/7), do seminário Desafios para o segmento diesel no Brasil nos próximos 20 anos, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o encontro reuniu especialistas em combustíveis, qualidade, logística, energia e agronegócio, além de autoridades e representantes do governo para debater sobre o tema.

Representando o ministro Alexandre Silveira no evento, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, ressaltou como o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e o Combustível do Futuro podem fortalecer a descarbonização no país. “Avançaremos ainda mais na integração de políticas públicas voltadas para promoção da mobilidade sustentável de baixo carbono e teremos a possibilidade de investirmos de forma ainda mais expressiva na produção de energia limpa”, destacou. O seminário abordou temas cruciais para o desenvolvimento sustentável do país, como o aumento da produção e utilização dos biocombustíveis na matriz energética nacional.

Entre os tópicos explorados durante o encontro, as políticas públicas que estimulam a adoção de fontes mais limpas aos combustíveis fósseis, como o Projeto de Lei Combustível do Futuro – já aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado Federal -, foram objeto de análise. A participação do MME no seminário reforça o compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor energético brasileiro, principalmente no ramo de transportes, considerado de difícil abatimento de gases do efeito estufa.

BRASIL BATE RECORDE NA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

O país alcançou recorde histórico na produção de biocombustíveis em 2023, como mostra o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024, divulgado recentemente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na área do biodiesel, a produção nacional foi de mais de 7,5 bilhões de litros, impulsionada pela elevação do percentual de mistura obrigatória ao diesel para 12%, a partir de 1º de abril de 2023.

Em reuniões no Brasil e fora, o ministro Alexandre Silveira tem destacado a força do país frente aos desafios do setor de transportes. “O aumento da participação de biocombustíveis em nossa matriz energética demonstra a liderança do Brasil na transição energética justa e inclusiva. Estamos na vanguarda quando se trata de alternativas aos combustíveis fósseis, e o aumento da produção do biodiesel é fruto desse esforço”, afirmou.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Preços do açúcar cristal recuam no mercado spot de São Paulo

Levantamento do Cepea mostra que os preços médios do açúcar cristal branco...

Últimas Notícias

Preço do etanol hidratado volta a subir em São Paulo após seis semanas de queda

O preço do etanol hidratado voltou a subir no estado de São...

Últimas Notícias

CEO da bp bioenergy avalia impacto do Renovabio para a bioenergia brasileira

Andres Guevara de la Vega participou nesta segunda-feira (20) da 25ª Conferência...

Últimas Notícias

Entidade adia certificação e frustra planos para uso do etanol em navios

Organização Marítima Internacional deixou para 2026 a mudança de status do biocombustível...