Últimas Notícias
Missão conhece produção de etanol no Brasil
O processo de produção de etanol e seu uso em tecnologias automotivas é o tema da missão formada por representantes do governo, do setor privado e da academia de oito países da América Latina, Ásia e Europa. Na missão, que dura 10 dias e é organizada pela Unica (União Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a ideia é realizar uma agenda de diálogo para promover o biocombustível internacionalmente. Nesta missão, também são parceiros a Representação do Brasil junto aos organismos internacionais em Londres e a Organização Internacional do Açúcar (ISO).
“Estamos muito entusiasmados em receber essa missão internacional, composta por países tradicionalmente produtores de açúcar, que enxergaram no etanol não só a oportunidade de diversificar a produção, como também de enfrentar os desafios da redução de emissões e os problemas de poluição”, afirma o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão de Sousa.
A delegação é formada por especialistas da Tailândia, Filipinas, Singapura, Itália, Honduras, Guatemala, Colômbia. Eles vão conhecer os resultados positivos da produção de etanol para a economia do País, para o meio ambiente e para a sociedade. Desafios e avanços do setor, tecnologia, inovação e marco legal estarão na pauta das reuniões.
Em São Paulo, o grupo realizará visitas técnicas às indústrias dos setores sucroenergético e automotivo, ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), à Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Também estão previstos encontros com representantes do governo brasileiro, em Brasília.
“O etanol é uma energia limpa, comprovada e testada, resultado de muitos anos de investimento em pesquisa no Brasil. E como uma imagem vale mais do que mil palavras, mostrar como processamos a cana-de-açúcar em nossa indústria tem um impacto muito forte sobre as pessoas dessa missão internacional, que também são formadores de opinião, além de especialistas no tema”, disse o embaixador Marco Farani, da Representação do Brasil em Londres.
Marco Farani destacou as oportunidades de emprego que são geradas com a produção de etanol, ao mesmo tempo em que se produz uma alternativa limpa e renovável de energia. “O percentual de etanol na gasolina tem aumentado em alguns países, como a Índia e os Estados Unidos, então é fundamental que o Brasil, pioneiro no etanol, mostre a sua história de sucesso”, completou.
Cadastre-se e receba nossa newsletter