Home Últimas Notícias Moagem na 1ª quinzena de agosto retrai 13,7% em relação à safra 2021/2022
Últimas Notícias

Moagem na 1ª quinzena de agosto retrai 13,7% em relação à safra 2021/2022

Colheita cana-de-açúcar (Foto/Ilustração)
Compartilhar

A moagem de cana-de-açúcar na primeira quinzena de agosto na região Centro-Sul atingiu 38,62 milhões de toneladas, registrando retração de 13,73% em relação à quantidade registrada em igual período do ano passado, quando foram processadas 44,76 milhões de toneladas. No acumulado da safra, de acordo com levantamento da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), a moagem totalizou 322,07 milhões de toneladas ante 350,22 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2021 – queda de 8,04%.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirma que a redução da moagem registrada na quinzena decorre de condições climáticas adversas, que afetaram a operacionalização da colheita principalmente nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e em São Paulo.

“A moagem segue 28 milhões de toneladas atrasada em relação ao último ciclo agrícola. Esse resultado é influenciado, entre outros fatores, pelo início tardio de operação da indústria, e que, apesar do incremento de 2,5% no rendimento agrícola acumulado de abril a julho da safra 2022/2023 ante o mesmo período da safra 2021/2022, a quantidade de matéria-prima a ser colhida de setembro em diante irá depender do período das chuvas nas regiões canavieiras”, diz ele.

Até o dia 16 de agosto, 256 unidades estavam em operação no Centro-Sul, sendo 245 unidades que processam cana-de-açúcar, sete plantas dedicadas à produção de etanol de milho e outras quatro unidades que fabricam etanol de milho e cana-de-açúcar conjuntamente.

A qualidade da matéria-prima colhida nos primeiros 15 dias de agosto, mensurada em kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar processada, apresentou aumento de 1,80% na comparação com o mesmo período do último ciclo agrícola, registrando 152,50 kg de ATR por tonelada colhida. No acumulado da safra, a queda é de 2,00% com o indicador marcando 135,75 kg de ATR por tonelada.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Usina São José da Estiva estreia no mercado de capitais com emissão de R$ 100 milhões em debêntures

Usina prioriza o crescimento eficiente e sustentável e consolida sua posição no...

DestaqueÚltimas Notícias

BlackRock torna-se acionista relevante da Raízen em meio a processo de venda de ativos bilionário

A Raízen, maior grupo sucroenergético do Brasil, comunicou ao mercado que a...

Últimas Notícias

Eike Batista retoma defesa da “supercana” e diz que BNDES pode ser potencial parceiro

O empresário Eike Batista voltou a defender publicamente a chamada “supercana” —...

Últimas Notícias

Atvos celebra pódios no Sertões 2025 e consolida etanol como combustível de alta performance

Empresa conquista resultados inéditos com sua equipe ‘Atvos Bioracing’ e reforça apoio...