Home Últimas Notícias Morre, aos 96 anos, o economista e ex-ministro Delfim Netto
Últimas Notícias

Morre, aos 96 anos, o economista e ex-ministro Delfim Netto

Share
Share

O economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto morreu nesta segunda-feira, 12, aos 96 anos, em São Paulo (SP). Desde o último dia 5, ele estava internado por complicações de saúde, no Hospital Israelita Albert Einstein.

Em nota, a assessoria do economista informou que não haverá velório aberto e seu enterro será restrito à família. Delfim Netto deixa filha e neto.

Descendente de imigrante italianos, ele nasceu em São Paulo, em maio de 1928. Formou-se economista em 1951 pela Universidade de São Paulo (USP) e tornou-se catedrático em 1958. Fez carreira acadêmica como professor titular de análise macroeconômica e recebeu o título de professor emérito pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea-USP).

Ele foi membro do Conselho Consultivo de Planejamento (Consplan) do governo Castelo Branco, em 1965. Tornou-se secretário de Fazenda no governo de São Paulo em 1966. Também foi um dos signatários do Ato Institucional número 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968. O decreto é considerado o mais duro após o golpe militar de 1964 e foi instituído durante o governo Gosta e Silva, para suspender direitos e garantias individuais.

Delfim Netto chegou a ministro da Fazenda em 1967, ainda no governo Costa e Silva, e ocupou o cargo até o governo Médici, encerrado em 1974. Nos quatro anos seguintes, foi embaixador do Brasil na França e, em 1979, passou a integrar Conselho Monetário Nacional e comandou o Banco Central no governo Figueiredo.

Ele foi deputado federal na Constituinte de 1987 a 1991 pelo Partido Democrático Social, sucessor da Arena. Posteriormente, elegeu-se cinco vezes deputado federal pelo estado de São Paulo e permaneceu representante na Câmara até 2007.

Agência Brasil
Share
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Usina Lins deve moer 4,29 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2025/26

A Usina Lins, localizada na cidade paulista homônima, estima que irá moer...

DestaqueÚltimas Notícias

Etanol: vendas atingem 2,8 bilhões de l em fevereiro, alta de 1,15%

Até primeiro de março, a moagem atingiu 614,69 milhões de toneladas, queda...

Últimas Notícias

Usinas já fixam 25 milhões de toneladas de açúcar para a safra 2025/26

As usinas brasileiras já haviam fixado 25 milhões de toneladas de açúcar...

Últimas Notícias

Setor está confiante para aprovação da mistura de etanol na gasolina

O aumento de 30% da mistura do anidro na gasolina está prestes...