Home Açúcar Movimentação de açúcar cresceu 37,2% no Porto de Santos em janeiro
AçúcarÚltimas Notícias

Movimentação de açúcar cresceu 37,2% no Porto de Santos em janeiro

Foto/ilustrativa: Crédito: Coopersucar
Compartilhar

Desempenho do açúcar e do milho contribuíram para o segundo melhor resultado para o mês de janeiro na movimentação de cargas

O açúcar foi o grande destaque na movimentação de cargas no Porto de Santos em janeiro, com crescimento de 37,2%, somando 1,2 milhão de toneladas, se comparado ao mesmo período de 2022.

A commodity, de acordo com o Porto, foi o destaque entre as cargas de exportação, acompanhada pelo milho que também apresentou bom desempenho, totalizando 1,4 milhão, um crescimento de 43,2%. O desempenho dessas cargas elevou em 0,9% o movimento de granéis sólidos.

O movimento geral em janeiro alcançou 10,1 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% sobre o mesmo mês no ano passado (10,6 milhões de toneladas), período em que foi registrado o recorde histórico para janeiro. A queda foi determinada, principalmente, pela redução de 51% nos embarques para o complexo de soja e de 17,8% das descargas de fertilizantes. Dessa forma, janeiro/2023 se coloca como o segundo melhor resultado histórico para o primeiro mês do ano.

Os embarques atingiram 6,8 milhões de toneladas, queda de 4%, enquanto as descargas somaram 3,4 milhões de toneladas, redução de 6,1%. O movimento de contêineres totalizou 352.855 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma redução de 8,1% sobre janeiro do ano passado (384.073 TEU), período em que foi registrado o recorde histórico para o mês. O fluxo de navios registrou 399 embarcações, 2,8% superior a janeiro de 2022.

A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira no primeiro mês do ano foi de 27,6%. Cerca de 24,4% das transações tiveram a China como país parceiro. O Estado de São Paulo permanece com a maior participação nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos que atingiram 57,4%.

Informações do Porto de Santos

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Raízen tomba 44% no ano, volta a ser penny stock e entra de novo na mira de sanção da B3

As ações da Raízen entraram novamente no radar de sanções da B3....

Últimas Notícias

Etanol de milho é um dos pivôs da crise da Raízen, que renegocia dívida de R$ 65,1 bilhões

Empresa de biocombustível aumentou produção de etanol a partir do bagaço da...

açúcar
Últimas Notícias

Produção de açúcar da Índia atinge 26,17 milhões de toneladas até 15 de março, alta de 10%

A produção de açúcar na Índia alcançou 26,17 milhões de toneladas até...

Últimas NotíciasDestaque

Credores querem maior injeção de capital na Raízen para tratar sobre conversão da dívida

Detentores de dívida da empresa querem que acionista coloque R$ 12,5 bilhões...