Home Açúcar Movimentação de açúcar cresceu 37,2% no Porto de Santos em janeiro
AçúcarÚltimas Notícias

Movimentação de açúcar cresceu 37,2% no Porto de Santos em janeiro

Foto/ilustrativa: Crédito: Coopersucar
Compartilhar

Desempenho do açúcar e do milho contribuíram para o segundo melhor resultado para o mês de janeiro na movimentação de cargas

O açúcar foi o grande destaque na movimentação de cargas no Porto de Santos em janeiro, com crescimento de 37,2%, somando 1,2 milhão de toneladas, se comparado ao mesmo período de 2022.

A commodity, de acordo com o Porto, foi o destaque entre as cargas de exportação, acompanhada pelo milho que também apresentou bom desempenho, totalizando 1,4 milhão, um crescimento de 43,2%. O desempenho dessas cargas elevou em 0,9% o movimento de granéis sólidos.

O movimento geral em janeiro alcançou 10,1 milhões de toneladas, uma redução de 4,7% sobre o mesmo mês no ano passado (10,6 milhões de toneladas), período em que foi registrado o recorde histórico para janeiro. A queda foi determinada, principalmente, pela redução de 51% nos embarques para o complexo de soja e de 17,8% das descargas de fertilizantes. Dessa forma, janeiro/2023 se coloca como o segundo melhor resultado histórico para o primeiro mês do ano.

Os embarques atingiram 6,8 milhões de toneladas, queda de 4%, enquanto as descargas somaram 3,4 milhões de toneladas, redução de 6,1%. O movimento de contêineres totalizou 352.855 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), uma redução de 8,1% sobre janeiro do ano passado (384.073 TEU), período em que foi registrado o recorde histórico para o mês. O fluxo de navios registrou 399 embarcações, 2,8% superior a janeiro de 2022.

A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira no primeiro mês do ano foi de 27,6%. Cerca de 24,4% das transações tiveram a China como país parceiro. O Estado de São Paulo permanece com a maior participação nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos que atingiram 57,4%.

Informações do Porto de Santos

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Orplana contesta anúncio da Unica e reafirma compromisso com revisão do Consecana-SP

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) divulgou...

Últimas NotíciasOpinião

[Opinião] Etanol de milho sustenta E30 e reafirma Brasil na transição energética

Por Guilherme Nolasco* A partir de 1º de agosto, o Brasil adotará...

AgrícolaÚltimas Notícias

Fertilizante composto de lodo de esgoto aumenta eficiência da adubação na cana-de-açúcar

Estudo da Unesp demonstrou que o fertilizante orgânico melhorou a fertilidade do...