Home Últimas Notícias MS vai ampliar cadeias de biocombustíveis como SAF e Diesel Verde
Últimas Notícias

MS vai ampliar cadeias de biocombustíveis como SAF e Diesel Verde

Flying airplane isolated on transparent background
Compartilhar

Um dos pilares do governador Eduardo Riedel (PSDB) é transformar Mato Grosso do Sul em um Estado Verde e atingir a neutralização da emissão de carbono em 2030. O objetivo contará com o apoio do governo federal, que lançou no início do mês o programa “Combustível do Futuro”, que pretende promover a descarbonização da matriz de transportes e mobilidade do mundo, colocando o país como uma potência global no uso de biocombustíveis e tecnologias limpas.

O governo de Mato Grosso do Sul, sob a liderança do governador Eduardo Riedel, está focado em transformar o estado em um modelo de sustentabilidade, com a meta de neutralizar a emissão de carbono até 2030. O programa federal ‘Combustível do Futuro’ visa descarbonizar a matriz de transportes e posicionar o Brasil como líder em biocombustíveis. O estado, já um grande produtor de etanol, busca expandir sua indústria de biocombustíveis, incluindo o desenvolvimento do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e do Diesel Verde, ambos derivados de matérias-primas renováveis. O secretário Jaime Verruck destaca que o programa não só promove a descarbonização, mas também estabelece uma base regulatória que impulsionará a inovação e o crescimento do setor de bioenergia no estado.

A expectativa da gestão é dar um salto ainda maior no desenvolvimento sustentável e se tornar referência nas cadeias de biocombustíveis, como etanol e biodiesel. Hoje, o estado é um dos maiores produtores de etanol de milho e de cana no Brasil.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenovlvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, esta é uma oportunidade de dar mais competitividade e expandir a indústria de biocombustíveis.

Dentre eles o SAF (Combustível Sustentável de Aviação), que já está em tratativas com players do setor para iniciar a produção local. “O programa do governo federal traz metas ambiciosas de descarbonização do setor aéreo. O SAF é o vetor de descarbonização do setor de aviação civil, que hoje tem emissões extremamente significativas. Com o programa, o Brasil tem uma meta que os operadores aéreos reduzam em 1% ao ano, gradualmente, a partir de 2027, o total das suas emissões; 2% a partir de 1º de janeiro de 2029 até chegar a 10% , a partir de 1º de janeiro de 2037. A metodologia será regulamentada pelo CNPE e pela ANAC. O Mato Grosso do Sul está bem posicionado para entrar nessa corrida, com o potencial de se tornar um grande produtor”, disse Verruck.

Outro destaque é o Diesel Verde, que assim como o SAF, é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras vegetais e animais, etanol e resíduos. “O Diesel Verde tem um papel crucial para reduzir a dependência do diesel fóssil. O Mato Grosso do Sul, com sua forte base no agronegócio, tem tudo para se beneficiar dessa transição para combustíveis de baixa emissão de carbono”, comentou o secretário.

Verruck ainda acrescenta que o Programa “Combustível do Futuro” vai além da descarbonização; ele é uma oportunidade para o Mato Grosso do Sul se consolidar como um dos maiores polos de inovação em bioenergia do Brasil.

“O programa estabelece uma base regulatória sólida que vai acelerar o desenvolvimento da cadeia de biocombustíveis no nosso estado. Ele nos permite expandir ainda mais nossas atividades na produção de etanol, biodiesel, biometano, e agora, combustíveis sustentáveis para a aviação e diesel verde. Essa lei nos dá a base de regulação que precisávamos para continuar avançando. Temos grandes oportunidades para desenvolver ainda mais o setor de biocombustíveis e fortalecer nossa economia, sempre com foco na sustentabilidade e na inovação”, finalizou o titular da pasta.

Com informações do Campo Grande News / Por Gabriela Couto
Compartilhar
Artigo Relacionado
O Brasil tem uma oportunidade inédita de dar um novo salto de produtividade agrícola graças ao incremento de 20% projetado para a demanda global de alimentos em 10 anos. No entanto, para isso precisa uma estratégia nacional integrada, que ainda precisa ser construída.
Últimas Notícias

Roberto Rodrigues será enviado especial para agricultura na COP30

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura,...

Últimas Notícias

Açúcar: preços avançam e atingem 18,18 centavos de dólar por libra-peso

Os futuros do açúcar bruto negociados na ICE subiram nesta sexta-feira, 25,...

Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...