Home Últimas Notícias Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis
Últimas Notícias

Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis

Compartilhar

O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu na última quinta-feira, 29, com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, Shri Pankaj Jain, para debater a cooperação energética entre os dois países.

No enecontro, foram abordados a Aliança Global para Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês), os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e a COP30, que será sediada no Brasil em 2025. O encontro dá continuidade à recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para tratar sobre o avanço da GBA sob a liderança dos dois países.

Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, destacou que a relação Brasil-Índia no setor de energia tem crescido cada vez mais. “Estamos aprofundando essa cooperação, principalmente em razão das nossas visões com relação à segurança energética e à transição energética, que convergem em muitos sentidos”, pontuou.

Membros do BRICS, as duas nações tratam a bioenergia e os biocombustíveis como parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas. Durante o encontro, o MME ressaltou a posição privilegiada do Brasil para a produção de SAF, sendo um dos principais fornecedores de matéria-prima para o combustível sustentável de aviação. A Índia tem potenciais fornecedores de tecnologia para o setor e, por isso, a relação é considerada estratégica.

Em reuniões no Brasil e no mundo, o ministro Alexandre Silveira tem ressaltado a importância de relações bilaterais para avançar na transição energética. “O governo liderado pelo presidente Lula colocou o Brasil de volta ao diálogo com o mundo. E são essas relações que têm afirmado o protagonismo do nosso país na transição energética global”, afirmou.

Além do encontro com o Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, a agenda brasileira contou com reuniões com representantes de grandes companhias do setor privado indiano, como a Oil and Natural Gas Corporation (ONGC), a Indian Oil e a Praj Industries, entre outras companhias que já cooperam com o Brasil no setor de energia.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...