Home Últimas Notícias Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis
Últimas Notícias

Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis

Compartilhar

O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu na última quinta-feira, 29, com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, Shri Pankaj Jain, para debater a cooperação energética entre os dois países.

No enecontro, foram abordados a Aliança Global para Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês), os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e a COP30, que será sediada no Brasil em 2025. O encontro dá continuidade à recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para tratar sobre o avanço da GBA sob a liderança dos dois países.

Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, destacou que a relação Brasil-Índia no setor de energia tem crescido cada vez mais. “Estamos aprofundando essa cooperação, principalmente em razão das nossas visões com relação à segurança energética e à transição energética, que convergem em muitos sentidos”, pontuou.

Membros do BRICS, as duas nações tratam a bioenergia e os biocombustíveis como parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas. Durante o encontro, o MME ressaltou a posição privilegiada do Brasil para a produção de SAF, sendo um dos principais fornecedores de matéria-prima para o combustível sustentável de aviação. A Índia tem potenciais fornecedores de tecnologia para o setor e, por isso, a relação é considerada estratégica.

Em reuniões no Brasil e no mundo, o ministro Alexandre Silveira tem ressaltado a importância de relações bilaterais para avançar na transição energética. “O governo liderado pelo presidente Lula colocou o Brasil de volta ao diálogo com o mundo. E são essas relações que têm afirmado o protagonismo do nosso país na transição energética global”, afirmou.

Além do encontro com o Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, a agenda brasileira contou com reuniões com representantes de grandes companhias do setor privado indiano, como a Oil and Natural Gas Corporation (ONGC), a Indian Oil e a Praj Industries, entre outras companhias que já cooperam com o Brasil no setor de energia.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
revati
Últimas NotíciasDestaque

Renuka Vale do Ivaí é inclusa em “lista suja” do trabalho escravo

Sucroenergética de São Pedro do Ivaí (PR) entrou na lista após caso...

Últimas Notícias

Governo quer elevar mistura de etanol na gasolina para 32% no 1º semestre, diz ministro

O governo brasileiro quer aumentar a mistura de etanol anidro na gasolina...

AçúcarMercadoÚltimas Notícias

Açúcar: avanço nas fixações reduz pressão vendedora e melhora equilíbrio do mercado, diz StoneX

A safra 2026/27 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil começa sob uma...

Últimas Notícias

Usinas goianas capacitam mais de 1,2 mil profissionais em treinamento

Iniciativa alcançou motoristas e operadores de máquinas entre janeiro e abril de...