Home Últimas Notícias Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis
Últimas Notícias

Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis

Compartilhar

O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu na última quinta-feira, 29, com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, Shri Pankaj Jain, para debater a cooperação energética entre os dois países.

No enecontro, foram abordados a Aliança Global para Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês), os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e a COP30, que será sediada no Brasil em 2025. O encontro dá continuidade à recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para tratar sobre o avanço da GBA sob a liderança dos dois países.

Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, destacou que a relação Brasil-Índia no setor de energia tem crescido cada vez mais. “Estamos aprofundando essa cooperação, principalmente em razão das nossas visões com relação à segurança energética e à transição energética, que convergem em muitos sentidos”, pontuou.

Membros do BRICS, as duas nações tratam a bioenergia e os biocombustíveis como parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas. Durante o encontro, o MME ressaltou a posição privilegiada do Brasil para a produção de SAF, sendo um dos principais fornecedores de matéria-prima para o combustível sustentável de aviação. A Índia tem potenciais fornecedores de tecnologia para o setor e, por isso, a relação é considerada estratégica.

Em reuniões no Brasil e no mundo, o ministro Alexandre Silveira tem ressaltado a importância de relações bilaterais para avançar na transição energética. “O governo liderado pelo presidente Lula colocou o Brasil de volta ao diálogo com o mundo. E são essas relações que têm afirmado o protagonismo do nosso país na transição energética global”, afirmou.

Além do encontro com o Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, a agenda brasileira contou com reuniões com representantes de grandes companhias do setor privado indiano, como a Oil and Natural Gas Corporation (ONGC), a Indian Oil e a Praj Industries, entre outras companhias que já cooperam com o Brasil no setor de energia.

Compartilhar

Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasDestaque

Governo atualiza regras do zoneamento para plantio de cana-de-açúcar no Brasil

Nova versão do Zoneamento Agrícola de Risco Climático redefine áreas aptas, critérios...

Com a alta do dólar e com o cenário imprevisível para o câmbio para o restante do ano, como o produtor de cana, que não antecipou suas compras para os tratos culturais, tão necessários pós-colheita, saberá o melhor momento para compra destes insumos?
Últimas NotíciasOpinião

Opinião: por que 2026 tende a ser um ano de juros elevados no Brasil?

Inflação de serviços resiliente, risco fiscal elevado e ano eleitoral limitam o...

Últimas Notícias

Embraer dá primeiro passo para seu avião agrícola movido a etanol voar no exterior

Empresa firmou parceria com usina da Argentina para prospectar mercado no país...

Últimas NotíciasDestaque

Cana certificada ganha peso na estratégia de mercado

Avanço da certificação da cana reflete mudanças operacionais, ganhos ambientais, práticas regenerativas...