Home Últimas Notícias Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis
Últimas Notícias

Na Índia, MME debate cooperação no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis

Compartilhar

O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu na última quinta-feira, 29, com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, Shri Pankaj Jain, para debater a cooperação energética entre os dois países.

No enecontro, foram abordados a Aliança Global para Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês), os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e a COP30, que será sediada no Brasil em 2025. O encontro dá continuidade à recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para tratar sobre o avanço da GBA sob a liderança dos dois países.

Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, destacou que a relação Brasil-Índia no setor de energia tem crescido cada vez mais. “Estamos aprofundando essa cooperação, principalmente em razão das nossas visões com relação à segurança energética e à transição energética, que convergem em muitos sentidos”, pontuou.

Membros do BRICS, as duas nações tratam a bioenergia e os biocombustíveis como parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas. Durante o encontro, o MME ressaltou a posição privilegiada do Brasil para a produção de SAF, sendo um dos principais fornecedores de matéria-prima para o combustível sustentável de aviação. A Índia tem potenciais fornecedores de tecnologia para o setor e, por isso, a relação é considerada estratégica.

Em reuniões no Brasil e no mundo, o ministro Alexandre Silveira tem ressaltado a importância de relações bilaterais para avançar na transição energética. “O governo liderado pelo presidente Lula colocou o Brasil de volta ao diálogo com o mundo. E são essas relações que têm afirmado o protagonismo do nosso país na transição energética global”, afirmou.

Além do encontro com o Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, a agenda brasileira contou com reuniões com representantes de grandes companhias do setor privado indiano, como a Oil and Natural Gas Corporation (ONGC), a Indian Oil e a Praj Industries, entre outras companhias que já cooperam com o Brasil no setor de energia.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Goiás bateu recorde na produção de cana-de-açúcar com 78,5 milhões de t

O estado de Goiás está a caminho de registrar sua maior safra...

DestaqueÚltimas Notícias

Tereos investe em aplicação de vinhaça para irrigar canavial e mitigar efeitos da seca

Para enfrentar os efeitos da seca prolongada que atingiu o país no...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra moagem de 700 mil toneladas no quatro trimestre da safra 2024/25

A Raízen, maior grupo sucroenergético do país, omunicou, por meio de Fato...

Últimas Notícias

Citi reitera recomendação de compra para ação da Jalles, que pode subir mais de 121%

O banco também atualizou as perspectivas para o balanço do primeiro trimestre...