Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

NovAmérica rumo a novos investimentos em tecnologia e mecanização

Publicado

em

Em busca de desenvolvimento agrícola e melhoria de processos, a NovAmérica, que produz cana-de-açúcar em aproximadamente 42 mil hectares na região de Tarumã, SP, vem direcionando seus esforços em investimentos em novas tecnologias voltadas para a mecanização.

De acordo com a companhia, a área de Desenvolvimento Agrícola na NovAmérica tem uma função muito importante na evolução tecnológica dos equipamentos agrícolas, pois participa diretamente da análise operacional e do desempenho dos equipamentos que são testados na prática. Essas análises são feitas com base na qualidade, eficiência operacional, redução dos custos de manutenção e consumo de combustível.

“Além das melhorias nos equipamentos, a empresa também busca oportunidades de aperfeiçoar seus processos, por meio do desenvolvimento de novas ferramentas que evoluem as práticas operacionais e produtivas, como adequações à legislação, novos manejos, mudanças em atividades mecanizadas e soluções táticas e estratégicas que atendam as suas demandas”, afirmou a NovAmerica em seu Linkedin.

O processo de mecanização e tecnologia trouxe novas condições para o desenvolvimento das operações e sua produtividade dentro da empresa.  “Fazemos o estudo de uma ferramenta para a manutenção até a compra de equipamentos para uma colhedora, trator ou caminhão. Com isso, temos uma visão panorâmica do processo de melhoria e mecanização da empresa”, diz o analista de Desenvolvimento Agrícola na NovAmérica, Rodrigo Monte Verde.

Segundo Monte Verde, a empresa também faz testes em equipamentos que ainda não foram lançados com o objetivo auxiliar o desenvolvimento das tecnologias. Os testes são feitos por meio de parcerias com os fabricantes que enxergam as avaliações imparciais da NovAmérica com credibilidade e como uma validação perante o mercado de cana.

Hoje, de acordo com o analista de Desenvolvimento Agrícola da NovAmerica, um dos projetos que foram testados e validados pela companhia foi a colhedora de mudas da fabricante Civemasa, um equipamento que foi lançado na Agrishow 2022 e que colhe a cana inteira e faz a distribuição da mesma nos sulcos, para uso em meiosi.  A colhedora de muda, foi utilizada e testada pela NovAmérica, em 2021, antes de seu lançamento.

Colhedora de Muda que foi testada pela NovAmerica

Em 2020, a companhia fez o teste dos caminhões transbordos da Grunner, que já são usados em diversas usinas da Raízen hoje. A NovAmérica validou a tecnologia e ajudou na melhoria do desenvolvimento do equipamento. Atualmente, com 15 caminhões transbordo, a companhia continua com a ideia de trocar sua frota de tratores transbordo pelos caminhões, devido a sua agilidade e economia no campo.

Foram realizados também os testes com a colhedora da Case, a Austoft 9900, por meio de uma parceria com a fábrica, com a intensão de desenvolver o equipamento em cana de alto rendimento. Foi um ano de testes e reuniões técnicas com o fabricante, após o resultado foram adquiridos sete equipamentos, devido à redução de consumo de combustível e aumento do rendimento operacional.

“Vale lembrar que a aquisição desses equipamentos é eficiente pois traz benefícios à empresa, porém quando a sua parada não é planejada pode causar alguns impactos nas entregas dos setores produtivos. Mas com o engajamento operacional e manutenção assertiva pode-se reduzir o número de paradas inesperadas e aumentar a sua disponibilidade”, disse a companhia.

Mitigar os riscos e falhas

A área de Desenvolvimento Agrícola na NovAmérica afirma que busca oportunidades dentro do mercado que trazem a redução de custo com manutenção, disponibilidade de equipamentos, rendimento operacional e no consumo dos combustíveis, preservando a sustentabilidade socioeconômica da empresa, que é um dos pilares para alcançar o desenvolvimento sustentável, sempre pensando na parte ambiental da empresa com ecossistemas mais saudáveis, e por sua vez amenizando os riscos de acidentes e falhas de equipamentos que podem comprometer a saúde e bem-estar dos colaboradores e a produtividade da empresa.

Com informações da NovAmérica

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading