Home Últimas Notícias NovAmérica rumo a novos investimentos em tecnologia e mecanização
Últimas Notícias

NovAmérica rumo a novos investimentos em tecnologia e mecanização

Foto/Ilustração: NovaAmerica (Crédito)
Compartilhar

Em busca de desenvolvimento agrícola e melhoria de processos, a NovAmérica, que produz cana-de-açúcar em aproximadamente 42 mil hectares na região de Tarumã, SP, vem direcionando seus esforços em investimentos em novas tecnologias voltadas para a mecanização.

De acordo com a companhia, a área de Desenvolvimento Agrícola na NovAmérica tem uma função muito importante na evolução tecnológica dos equipamentos agrícolas, pois participa diretamente da análise operacional e do desempenho dos equipamentos que são testados na prática. Essas análises são feitas com base na qualidade, eficiência operacional, redução dos custos de manutenção e consumo de combustível.

“Além das melhorias nos equipamentos, a empresa também busca oportunidades de aperfeiçoar seus processos, por meio do desenvolvimento de novas ferramentas que evoluem as práticas operacionais e produtivas, como adequações à legislação, novos manejos, mudanças em atividades mecanizadas e soluções táticas e estratégicas que atendam as suas demandas”, afirmou a NovAmerica em seu Linkedin.

O processo de mecanização e tecnologia trouxe novas condições para o desenvolvimento das operações e sua produtividade dentro da empresa.  “Fazemos o estudo de uma ferramenta para a manutenção até a compra de equipamentos para uma colhedora, trator ou caminhão. Com isso, temos uma visão panorâmica do processo de melhoria e mecanização da empresa”, diz o analista de Desenvolvimento Agrícola na NovAmérica, Rodrigo Monte Verde.

Segundo Monte Verde, a empresa também faz testes em equipamentos que ainda não foram lançados com o objetivo auxiliar o desenvolvimento das tecnologias. Os testes são feitos por meio de parcerias com os fabricantes que enxergam as avaliações imparciais da NovAmérica com credibilidade e como uma validação perante o mercado de cana.

Hoje, de acordo com o analista de Desenvolvimento Agrícola da NovAmerica, um dos projetos que foram testados e validados pela companhia foi a colhedora de mudas da fabricante Civemasa, um equipamento que foi lançado na Agrishow 2022 e que colhe a cana inteira e faz a distribuição da mesma nos sulcos, para uso em meiosi.  A colhedora de muda, foi utilizada e testada pela NovAmérica, em 2021, antes de seu lançamento.

Colhedora de Muda que foi testada pela NovAmerica

Em 2020, a companhia fez o teste dos caminhões transbordos da Grunner, que já são usados em diversas usinas da Raízen hoje. A NovAmérica validou a tecnologia e ajudou na melhoria do desenvolvimento do equipamento. Atualmente, com 15 caminhões transbordo, a companhia continua com a ideia de trocar sua frota de tratores transbordo pelos caminhões, devido a sua agilidade e economia no campo.

Foram realizados também os testes com a colhedora da Case, a Austoft 9900, por meio de uma parceria com a fábrica, com a intensão de desenvolver o equipamento em cana de alto rendimento. Foi um ano de testes e reuniões técnicas com o fabricante, após o resultado foram adquiridos sete equipamentos, devido à redução de consumo de combustível e aumento do rendimento operacional.

“Vale lembrar que a aquisição desses equipamentos é eficiente pois traz benefícios à empresa, porém quando a sua parada não é planejada pode causar alguns impactos nas entregas dos setores produtivos. Mas com o engajamento operacional e manutenção assertiva pode-se reduzir o número de paradas inesperadas e aumentar a sua disponibilidade”, disse a companhia.

Mitigar os riscos e falhas

A área de Desenvolvimento Agrícola na NovAmérica afirma que busca oportunidades dentro do mercado que trazem a redução de custo com manutenção, disponibilidade de equipamentos, rendimento operacional e no consumo dos combustíveis, preservando a sustentabilidade socioeconômica da empresa, que é um dos pilares para alcançar o desenvolvimento sustentável, sempre pensando na parte ambiental da empresa com ecossistemas mais saudáveis, e por sua vez amenizando os riscos de acidentes e falhas de equipamentos que podem comprometer a saúde e bem-estar dos colaboradores e a produtividade da empresa.

Com informações da NovAmérica

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Polícia suspeita que etanol batizado com metanol foi usado em bebidas adulteradas

Segundo delegado do DPPC, porcentagem alta de metanol em amostras, de até...

Últimas Notícias

Tereos vai investir para irrigar 20% de seus canaviais e deixa de lado aposta no biogás

Objetivo é ter um seguro contra a escassez de chuvas que tem...

Setor sucroenergético seleção natural
Últimas Notícias

Com açúcar em baixa, usinas de cana “viram a chave” para o etanol

Embora faltem dois meses para o fim da moagem da safra, agentes...

Últimas Notícias

Biometano: produção deve triplicar até 2027, segundo a Copersucar

Um estudo da Copersucar aponta que o Brasil vive um ponto de...