Home Últimas Notícias Oferta brasileira de açúcar manterá preços pressionados ao menos até agosto, diz StoneX
Últimas Notícias

Oferta brasileira de açúcar manterá preços pressionados ao menos até agosto, diz StoneX

Compartilhar

Para o etanol, fundamentos indicam valores mais altos nesta safra

O Brasil entra nos próximos meses em seu período de maior produção de açúcar, o que deve manter as cotações internacionais pressionadas ao menos até agosto, avaliou a StoneX.

Segundo a consultoria, o terceiro trimestre de 2025 marca “o pico de disponibilidade de açúcar bruto para exportações por parte do Brasil”. Com isso, ainda que alguns compradores internacionais voltem ao mercado com importações mais robustas, o Brasil terá excedente exportável.

As projeções das consultorias estão variando bastante, indicando que o país deve produzir desde 40 milhões de toneladas até 44 milhões de toneladas de açúcar nesta safra. Neste momento, as usinas maximizam a produção de açúcar por causa da maior concentração de sacarose na planta. Em maio, o mix açucareiro do Centro-Sul já sup

Segundo a StoneX, o desempenho da produtividade dos canaviais da região entre julho e agosto será determinante para indicar se a moagem total de cana vai ou não ultrapassar 600 milhões de toneladas.

No cenário global, outros produtores importantes também devem aumentar sua produção, elevando a pressão sobre os preços. Segundo a consultoria, Índia e Tailândia devem conjuntamente aumentar o volume de açúcar exportado na próxima safra em 5 milhões de toneladas.

A produção destes países é diretamente atrelada às chuvas de monções, que neste ano começaram mais cedo.

Na Índia, as monções começaram em maio, e as perspectivas para o período de junho a setembro são positivas. A StoneX estima que o país aumentará sua produção de açúcar na próxima safra em 6 milhões de toneladas, para 32,2 milhões de toneladas.

Etanol

No caso do etanol, os fundamentos do mercado indicam que os preços do biocombustível devem ser mais altos nesta safra sucroenergética, com perspectiva de estoques mais apertados na entressafra de cana-de-açúcar, segundo a consultoria StoneX.

Os preços do etanol já começaram a subir em meados de junho como reflexo das chuvas que interromperam os trabalhos de colheita nos canaviais, e da oficialização ocorrida no mês do aumento da mistura de etanol anidro à gasolina para 30% (E30), válida a partir de agosto.

Os estoques de etanol já estão mais baixos neste ano do que no ano passado, e a tendência é que os estoques continuem mais apertados até o fim da temporada, segundo a consultoria.

Essa tendência se dá pela perspectiva de um mix mais açucareiro por parte das usinas do Centro-Sul nesta safra, em média, e também diante de uma potencial quebra de safra de cana, o que traria impacto à oferta de etanol mesmo com o aumento da produção do biocombustível a partir do milho.

A Stonex estima por ora que a produção de etanol vai diminuir em 2 bilhões de litros nesta safra.

Neste cenário, a consultoria enxerga uma tendência de alta nos preços do etanol hidratado, que deve diminuir seu diferencial competitivo ante a gasolina, mas não anulá-lo. Na avaliação da StoneX, o biocombustível continuará mais vantajoso na entressafra, abaixo dos 70% de paridade com a gasolina.

Globo Rural| Camila Souza Ramos

erava 50%.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Alagoas exporta US$ 580 milhões com açúcar e minério de cobre no topo

O Nordeste alcançou em 2025 o maior volume de exportações dos últimos...

Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...