Home Últimas Notícias Opep+ concorda em aumentar produção de petróleo quando Estreito de Ormuz for reaberto
Últimas Notícias

Opep+ concorda em aumentar produção de petróleo quando Estreito de Ormuz for reaberto

Compartilhar

A Opep+ concordou neste domingo, 5, em aumentar suas cotas de produção de petróleo em 206 mil barris por dia para maio. Entretanto, é provável que este aumento modesto fique apenas no papel, ⁠já que seus principais membros não conseguem ampliar ⁠a produção devido à guerra entre os Estados Unidos e Israel com o Irã.

A guerra fechou efetivamente o Estreito ‌de Ormuz – a rota de ‌petróleo mais importante do mundo – desde o final de fevereiro e cortou as exportações de Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuweit e Iraque. Esses seriam os únicos países do grupo que conseguiriam aumentar significativamente a produção, mesmo antes do início do conflito.

Os preços do petróleo subiram para uma máxima de quatro anos, próxima a US$ 120 por barril, o que ‌se traduziu em um aumento dos preços dos combustíveis. Os custos para transporte estão pressionando os consumidores e as empresas em todo o mundo e desencadeando ações ‌governamentais para conservar os suprimentos.

O aumento da cota da Opep+ representa menos de ‌2% do suprimento interrompido ‌pelo fechamento de Ormuz, mas sinaliza a disposição de aumentar a ⁠produção assim que a hidrovia for reaberta, disseram fontes da Opep+.

A consultoria Energy Aspects chamou o aumento de “acadêmico”, pois foi criado enquanto persistem as interrupções no estreito.

“Na realidade, isso acrescenta pouquíssimos barris ao mercado”, disse Jorge Leon, ex-funcionário da Opep que agora trabalha como chefe de análise geopolítica da Rystad Energy. “Enquanto o Estreito de Ormuz estiver fechado, os barris adicionais da Opep+ se tornarão praticamente irrelevantes”.

Reuters| Olesya Astakhova, Alex Lawler e Ahmad Ghaddar
Com reportagem de Dmitry Zhdannikov

Compartilhar

Episódio 23: O etanol de milho pode mudar o futuro das usinas brasileiras?

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

ANP aprova plano para combate à abusividade de preços de combustíveis

A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)...

Últimas Notícias

Raízen diz que apoio a seu plano de recuperação extrajudicial sobe para 80,15%

A produtora de ‌açúcar e etanol e distribuidora de combustíveis ‌Raízen informou...

Últimas Notícias

De Olho no Material Escolar lança novo diagnóstico sobre o agro nos livros didáticos

Quatro anos depois de estudo inédito, e após promulgação do novo Plano...

Últimas Notícias

Lula e Sheinbaum avaliam possível acordo entre Petrobras e Pemex

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu cooperação na área...