Home Últimas Notícias Opep mantém perspectiva de demanda de petróleo para 2024
Últimas Notícias

Opep mantém perspectiva de demanda de petróleo para 2024

Compartilhar

A Opep manteve sua previsão de crescimento relativamente forte na demanda global de petróleo em 2024 e no próximo ano, dizendo nesta quarta-feira, 10, que o crescimento econômico resiliente e as fortes viagens aéreas apoiariam o uso de combustível nos meses de verão.

Em um relatório mensal, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse que a demanda mundial de petróleo aumentaria em 2,25 milhões de barris por dia (bpd) em 2024 e em 1,85 milhão de bpd em 2025. Ambas as previsões não sofreram alterações em relação ao mês passado.

“Prevê-se que a forte mobilidade e as viagens aéreas no hemisfério Norte durante a temporada de férias de verão impulsionem a demanda por combustíveis de transporte e impulsionem o crescimento nos Estados Unidos”, disse a Opep no relatório.

Os analistas têm estado mais divididos quanto à força do crescimento da demanda de petróleo, em parte devido a diferenças relacionadas ao ritmo da transição mundial para combustíveis mais limpos. Mais cedo nesta quarta-feira, a BP disse que a demanda de petróleo atingiria o pico no próximo ano.

A Opep+, que agrupa a Opep e aliados como a Rússia, implementou uma série de cortes na produção desde o final de 2022 para apoiar o mercado. O grupo concordou em 2 de junho em estender o último corte de 2,2 milhões de bpd até o final de setembro e eliminá-lo gradualmente a partir de outubro.

A Opep também elevou sua previsão para o crescimento econômico mundial este ano de 2,8% para 2,9%, e disse que havia um viés de alta para esse número, citando o impulso visto este ano fora dos países desenvolvidos na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

“O impulso do crescimento econômico nas principais economias permaneceu resiliente no primeiro semestre. Essa tendência sustenta uma trajetória geral de crescimento positivo no curto prazo”, disse a Opep.

O petróleo ficou estável após a divulgação do relatório da Opep, com o petróleo bruto Brent sendo negociado abaixo de US$ 85 por barril.

Reuters/Vladimir Soldatkin e Alex Lawler

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
India
Últimas Notícias

Usinas de açúcar da Índia devem ficar aquém da meta de exportação de 1,5 mi t

As usinas de açúcar da Índia não devem exportar toda a sua...

Temos VagasÚltimas Notícias

Colombo Agroindústria abre 700 vagas nas áreas agrícola e automotiva no interior paulista

Oportunidades abrangem funções operacionais e de liderança nas unidades de Ariranha, Palestina...

Últimas Notícias

Pelo sexto ano consecutivo, Uisa integra o ranking 100+ inovadoras no uso de TI

Iniciativas em automação, inteligência artificial e gestão de processos sustentam os últimos...

Últimas Notícias

Frentes Parlamentares e entidades dos setores energético lançaram a Coalizão pelos Biocombustíveis

Foi lançada nesta quarta-feira (04/02), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a...