Home Últimas Notícias Operação de açúcar a granel de Porto de Antonina bate recorde de produtividade
Últimas Notícias

Operação de açúcar a granel de Porto de Antonina bate recorde de produtividade

Compartilhar

O Porto Ponta do Félix, localizado em Antonina, no Litoral do Paraná, encerrou nesta quarta-feira (13) o carregamento de 21 mil toneladas de açúcar a granel com recorde de produtividade. A segunda exportação realizada em menos de um mês pelo terminal já foi impactada pelo calado de 9 metros, homologado no final de agosto pela autoridade portuária.

Nesta segunda operação, a performance teve um ganho de 70%. Foram carregadas no navio MV Indigo Lake, em 24 horas, 10.267 toneladas de açúcar VHP, frente à produtividade mínima de 6000 toneladas. Ao todo, o volume foi de 21.000 toneladas, por um período líquido de 49h. O produto, açúcar VHP a granel, é oriundo da região norte do estado de SP e tem como destino, o país vizinho Venezuela.

O açúcar VHP é o açúcar bruto, menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor assemelha-se a do mel. O produto é usado como matéria-prima para o tipo refinado que é conhecido e comercializado em supermercados em todo o mundo.

“A operação encerrada hoje demonstrou a importância do aumento do calado e que o nosso terminal tem, além de vocação, capacidade operacional para entregar ao exportador alta produtividade em tempo reduzido”, declarou o presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan.

Aumento do Calado trouxe benefícios

O Diretor Presidente da ED&F MAN Brasil, responsável pela carga, Rodrigo Ostanello, disse que a operação mais rápida traz diversas vantagens que impactam desde o tempo de entrega até na qualidade do produto.

“Este segundo navio provou que é uma operação segura e funcional. Além disso, o calado de 9 metros, recentemente homologado, também ajudou a operar um navio maior e contribuiu com a maior produtividade”, comemorou Ostanello.

Ele reforçou ainda que o line up diferenciado em Antonina é outro fator importante. “Não há fila de atracação, diferentemente dos demais portos que estão sobrecarregados com filas médias de 20 dias e sem espaço adicional para o volume nominal disponível para exportação”, ressalta.

O exportador conta que a previsão para produção de açúcar no CS Brasil da safra 2023/24 é de aproximadamente 39 milhões de toneladas. “Deste total produzido, cerca de 10 milhões de toneladas são para consumo localmente e o saldo, cerca de 5 milhões de toneladas de açúcar ensacado e 24 milhões de toneladas de açúcar a granel, destinados para exportação”, afirma Ostanello, ressaltando a expectativa de produção adicional de 3,2 milhões de toneladas de açúcar no NE Brasil.

Obras de dragagem

A Portos do Paraná atualizou, no último dia 29 de agosto, a Norma de Tráfego Marítimo e Permanência nos Portos de Paranaguá e Antonina, tendo como principal ajuste o aumento do calado operacional do Porto de Antonina. Com berços, bacia de evolução e canal de acesso dragados, o ganho foi de 0,5 metro.

O calado é a profundidade em que as embarcações podem ficar submersas na água, quando carregadas. Com a alteração, essa medida passa de 8,5 metros para 9 metros, em Antonina. Assim, os navios podem entrar ou sair mais carregados, o que garante mais atratividade para o Porto de Antonina.

Nos dois berços de Antonina, onde opera a empresa arrendatária Porto Ponta do Félix, podem atracar navios de 200 metros de comprimento (LOA) e 34 metros de largura (boca).

“O aumento do calado representa, pelo menos, 4 mil toneladas a mais em cada navio”, afirma Gilberto Birkhan, presidente do Porto Ponta do Félix. “Isso tem um impacto enorme na arrecadação do município, geração de mais renda e trabalho dentro da atividade portuária e chega até o setor produtivo”, completa.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim infortivo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Morre socio fundados da usina ferrari
Últimas NotíciasDestaque

S&P eleva rating da Ferrari para ‘brAA-’ e reforça expectativa de disciplina financeira

Agência destaca ganhos de escala da Ferrari após aquisição da Usina Leme,...

Últimas Notícias

Uso de milho para etanol nos EUA aumenta 2% em dezembro, para 12,4 milhões de t

O uso de milho para produção de etanol nos Estados Unidos totalizou...

Últimas Notícias

Açúcar cristal branco recua em São Paulo mesmo em período de entressafra

Maior participação do açúcar  de menor qualidade nas negociações pressiona cotações no...

Últimas Notícias

Etanol hidratado se estabiliza em São Paulo após sequência de altas desde outubro

Baixa liquidez no spot, oferta restrita de etanol na entressafra e expectativa...