Conecte-se conosco
 

Últimas Notícias

Orplana participa de reunião em Brasília para acordo referente ao PL dos CBios

Publicado

em

Projeto que prevê repasse de receita obtida com os créditos para os produtores de matéria-prima pode ser votado na Comissão de Meio Ambiente na semana que vem

Representantes da Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) foram à Câmara dos Deputados para discutir, junto à indústria e ao governo, como encontrar um acordo viável para o repasse financeiro dos créditos de descarbonização (CBios), vinculados ao programa RenovaBio, aos produtores de matéria-prima.

O assunto deve ser votado pelos deputados na próxima semana, na Comissão de Minas e Energia. Se aprovado, o Projeto de Lei nº 3149/2020 seguirá para a Comissão de Meio Ambiente. A proposta é a divisão dos valores de venda na proporção de, no mínimo, 80% aos produtores rurais. Além disso, a venda dos créditos pode ser feita por eles.

O CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, reiterou que o valor atualmente repassado é inviável, já que fica abaixo do esperado pelos produtores. Ele afirmou ainda que nem todas as usinas têm pagado valores, embora utilizem os dados dos produtores para a captura de créditos. “É uma sucessão de inconformidades perante o uso de dados dos produtores e da relação de fornecimento”, completou.

Nogueira defendeu o que chama de “inclusão” do produtor, que em sua análise está “excluído, desmotivado e inconformado”, já que o RenovaBio está restrito aos que transformam a matéria-prima em biocombustível, desconsiderando os fornecedores.

Atualmente, a Orplana representa 32 associações de fornecedores de cana, de cinco estados brasileiros, e quase 12 mil produtores de cana de todo o Brasil.

Cadastre-se e receba nossa newsletter
Continue Reading