Home Últimas Notícias ORPLANA promove encontros com associações para esclarecer funcionamento do Consecana-SP
Últimas Notícias

ORPLANA promove encontros com associações para esclarecer funcionamento do Consecana-SP

Compartilhar

Reuniões em Piracicaba, Sertãozinho e Bebedouro vão detalhar modelo de precificação da cana e reforçar o papel das associações na defesa dos produtores

Com o objetivo de fortalecer a transparência, ampliar o diálogo e esclarecer dúvidas dos produtores de cana-de-açúcar, a ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil – realizará três reuniões regionais com associações parceiras para discutir e explicar como funciona o modelo de precificação adotado pelo Consecana-SP. Os encontros serão realizados nos dias 10 e 12 de junho em Piracicaba, Sertãozinho e Bebedouro.

O primeiro evento será no dia 10, às 9h30, na AFOCAPI (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), em Piracicaba. No mesmo dia, às 15h, o encontro ocorrerá na Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), em Sertãozinho. Já no dia 12 de junho, às 9h, a reunião será realizada no anfiteatro da Fundação Coopercitrus Credicitrus, em Bebedouro.

Para o presidente da ORPLANA, Gustavo Rattes de Castro, as reuniões têm papel essencial no fortalecimento do relacionamento entre os produtores e a entidade. “Esses encontros regionais são fundamentais para aproximar os produtores das discussões técnicas e estratégicas sobre o Consecana e o modelo de precificação adotado hoje. Ainda que muitos conheçam o sistema, há dúvidas sobre a formação dos preços, e nessas reuniões conseguimos esclarecer a lógica por trás do Consecana”, afirma.

Além de detalhar o modelo de precificação vigente no Estado de São Paulo e no centro-sul do país, os encontros também servirão para posicionar como se encontra o processo de revisão do Consecana-SP atualmente, bem como apresentar quais as principais discussões que estão acontecendo e fortalecer o papel das associações e da própria ORPLANA como canais de escuta e defesa dos interesses dos produtores.

“Compreender tecnicamente o funcionamento do sistema permite ao produtor tomar decisões mais conscientes e formar opiniões mais embasadas sobre o negócio”, destaca Rattes.

Para ele, os encontros também são uma oportunidade de empoderamento dos produtores, ao mostrar que o sistema é estruturado por eles e para eles. “É um sistema equitativo e balanceado para que possamos desenvolver nossos negócios de forma conjunta e estratégica”, conclui.

As reuniões são direcionadas aos produtores vinculados às respectivas associações e fazem parte da estratégia da ORPLANA de promover um setor mais transparente, técnico e participativo.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Cade aprova compra braço de comercialização de energia no mercado livre da Raízen pela Tria

A superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições,...

Últimas Notícias

Açúcar pressionado por excesso de oferta global e etanol em alta, sustentam mercado sucroenergético em 2026

O mercado sucroenergético iniciou 2026 sob dinâmicas divergentes entre seus dois principais...

Últimas Notícias

Exportação de açúcar recua 11,7% em volume e 24% em receita em 2025 ante 2024

O Brasil exportou 33,778 milhões de toneladas de açúcar e melaço em...