Home Últimas Notícias Orplana propõe criação de índice de ATR negociado em bolsa
Últimas Notícias

Orplana propõe criação de índice de ATR negociado em bolsa

Compartilhar

O presidente do conselho da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), Gustavo Rattes de Castro, defendeu a criação de um índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) negociado em bolsa, como forma de modernizar e dar mais transparência à formação de preços da cana-de-açúcar.

A proposta foi apresentada durante a 25ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol e, segundo Rattes, um índice público de ATR poderia aumentar a previsibilidade e reduzir a assimetria de informações entre produtores e usinas, fortalecendo toda a cadeia produtiva.

De acordo com a organização, a proposta é um convite à reflexão sobre os caminhos de modernização e transparência na formação de preços da cana-de-açúcar. Segundo Rattes, a ideia de um índice de ATR com cotação pública e referência de mercado poderia contribuir para aumentar a previsibilidade e reduzir a assimetria de informações entre produtores e usinas, fortalecendo toda a cadeia produtiva.

“O setor sucroenergético brasileiro evoluiu muito em tecnologia, sustentabilidade e competitividade global, mas ainda temos desafios estruturais na formação de preços. Um índice de ATR negociado em bolsa poderia representar um avanço significativo em transparência e governança, beneficiando todos os elos da cadeia”, destacou em sua fala.

A proposta feita pela Orplana reforça o papel da entidade como representante de mais de 12 mil produtores de cana em todo o país, atuando em pautas que envolvem governança, inovação e sustentabilidade econômica. A discussão sobre os mecanismos de precificação mais abertos e modernos também se conecta ao movimento global por mercados bioenergéticos mais líquidos e eficientes.

“Nosso papel é pensar o futuro. Não se trata de romper modelos, mas de aprimorar instrumentos de mercado que possam dar ainda mais solidez, previsibilidade e credibilidade ao setor. É uma reflexão que precisa ser construída de forma coletiva, com base técnica e diálogo institucional”, completou o presidente do conselho da Orplana.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Trump pressiona Coca-Cola para usar açúcar de cana, mas empresa tem dificuldades

Entrave mostra dificuldades de empresas para se adaptarem às vontades do republicano;...

Últimas Notícias

Polícia aponta ligação do PCC com rede de postos na Bahia; empresário é preso

Operação Primus prende Jailson Jau, um dos maiores revendedores da Shell na...

Últimas Notícias

Instituto pede ajustes no projeto de lei da gasolina com etanol E15 nos EUA

O Instituto Americano do Petróleo (API, na sigla em inglês) afirmou nesta...

Últimas Notícias

Preços do açúcar despencam com perspectivas de fornecimento global robusto

Os preços do açúcar caíram acentuadamente na terça-feira, 21. A perspectiva de...