Para Orplana, programa é essencial para a descarbonização do País, estimula eficiência e inovação e insere o produtor de cana na agenda global de carbono.
A ORPLANA — Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil — declara apoio integral ao Manifesto em Defesa do Programa RenovaBio, apresentado durante a 25ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol. Para a organização, o programa é fundamental para a política de descarbonização do País e decisivo para garantir segurança jurídica, previsibilidade e competitividade aos produtores de cana.
A entidade ressalta que o RenovaBio, consolidado como Política de Estado, estimula a eficiência produtiva, a inovação tecnológica e a expansão sustentável da bioenergia. Também reforça que o programa contribui diretamente para a geração de empregos no campo e na indústria, especialmente em municípios com menor desenvolvimento socioeconômico.
O CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, destaca a necessidade de estabilidade institucional. “O Renovabio é o único programa que remunera a eficiência industrial e agrícola, por isso combatemos a insegurança jurídica e mostramos a união do setor perante a descarbonização, elevando o produtor de cana para uma agenda global de carbono”, afirma.
A ORPLANA reforça sua união às demais entidades do setor em defesa da continuidade, estabilidade e integridade do RenovaBio como instrumento central para o futuro da bioenergia no Brasil, considerando que o programa traduz a participação do produtor na economia verde.


