Home Últimas Notícias Orplana repudia falas de coordenadora doLaboratório de Gases de Efeito Estufa do INPE para GloboNews
Últimas Notícias

Orplana repudia falas de coordenadora doLaboratório de Gases de Efeito Estufa do INPE para GloboNews

Compartilhar

Na noite de ontem, 16, a ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) divulgou uma nota em que repudiou veemente a declaração feita pela coordenadora do Laboratório de Gases de Efeito Estufa do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Luciana Gatti, durante o programa Especial de Domingo, exibido pela Globo News, no dia 15 de setembro.

De acordo com nota da entidade, as informações apresentadas por ela durante a reportagem sobre a ‘Crise Climática: Fogo, seca e calor atingem o Brasil’ “são falsas e infundadas. Demonstram, inclusive, profundo desconhecimento sobre o tema.”

A ORPLANA reiterou que toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar está firmemente comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Este compromisso é evidenciado pelo rigoroso cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que inclui a proibição do uso de fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo desde 2017.

Veja trecho da entrevista em vídeo gravado e compartilhado em WhatsApp:

A ORPLANA, que atualmente representa 35 associações de fornecedores de cana e mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar, também reafirmou, em nota, seu compromisso com práticas agrícolas responsáveis e ambientalmente sustentáveis.

“É também de imensa irresponsabilidade, da parte da coordenadora do INPE, acusar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar de se beneficiar em um contexto tão crítico e caótico. Uma injúria que contribui para a desinformação em um momento delicado e cujo foco deveria ser a resolução deste grave problema”, afirmou a entidade.

“As queimadas prejudicam o meio ambiente, a segurança das pessoas e também a rentabilidade dos produtores rurais. Toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar está mobilizada contra os incêndios e comprometida com a preservação do meio ambiente”, adicionou o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira. “Continuaremos a trabalhar em prol da transparência, mantendo nosso foco na qualidade e sustentabilidade do setor”, conclui.

Compartilhar

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Episódio 19: Ameaça a produtividade dos canaviais: doenças e nematoides. Como se proteger?

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor sucroenergético

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Incêndio atinge usina da Atvos em Nova Alvorada do Sul (MS)

Chamas chegaram às esteiras de bagaço de cana-de-açúcar; fogo foi controlado pela...

raízen
Últimas Notícias

Raízen reconhece “incerteza significativa” sobre continuidade operacional

A Raízen informou em suas demonstrações financeiras do terceiro trimestre da safra 2025/26 que...

Últimas NotíciasDestaque

Raízen registra prejuízo de R$15,6 bilhões no 3T 25/26

Moagem da Raízen soma 70,3 mi t na safra, recua 9,3%, e...

Últimas Notícias

Fim do risco sacado (e não o E2G) explica disparada na dívida da Raízen

Empresa já trocou R$ 10,9 bilhões em operações de risco sacado por...