Home Últimas Notícias Palmeiras é o primeiro time do Brasil a conquistar o selo Energia Verde da Unica
Últimas Notícias

Palmeiras é o primeiro time do Brasil a conquistar o selo Energia Verde da Unica

Compartilhar

Certificação é concedida pela Associação para empresas e instituições que comprovam aquisição de energia elétrica proveniente de fontes renováveis

A Sociedade Esportiva Palmeiras está mais sustentável do que nunca. O clube conquistou o Selo Energia Verde, concedido por conta de aquisição de energia elétrica produzida a partir de fontes renováveis e comercializada no mercado livre, referente ao ano de 2023.

O selo é emitido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e faz parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade, uma iniciativa da entidade em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

O Palmeiras se comprometeu a adquirir pelo menos 0,3 megawatt médio ao longo do ano, conforme as diretrizes do programa. A compra da energia foi feita junto à Capitale Energia Comercializadora, que por sua vez compra energia de uma usina à biomassa certificada, garantindo que a energia será produzida a partir de resíduos da cana-de-açúcar.

“O selo Energia Verde demonstra o compromisso do Palmeiras com o meio ambiente e um exemplo de como o esporte pode dar sua contribuição para reduzirmos as emissões de CO2”, afirma Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da Unica.

O programa foi criado em 2015. Atualmente, 63 usinas que produzem bioeletricidade já possuem a certificação, o que garante às comercializadoras do mercado livre acesso a uma energia comprovadamente sustentável.

Até o fim de 2023, essas 63 usinas produzirão um total de 12 mil GWh de energia. Esse montante equivale a duas vezes a energia gerada com carvão mineral no Brasil no ano passado e seria capaz de atender mais de seis milhões de residências no ano.

“Por ser proveniente de uma fonte renovável, essa energia vai evitar a emissão estimada de 2,5 milhões de toneladas de CO2. Para chegar a essa marca, seria necessário o plantio de 17,3 milhões de árvores ao longo de 20 anos”, afirma Zilmar.

Compartilhar

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Episódio 20: Murchamento: A Nova Ameaça da Cana | DaCana Cast

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas Notícias

Recuperação da Raízen acende alerta para produtores de cana às vésperas da nova safra

Empresa de açúcar, etanol e distribuição de combustíveis busca renegociar R$ 65,1...

Últimas Notícias

Caramuru aposta em B16 em 2026 e aguarda aval do BNDES para usina de etanol de milho

A Caramuru Alimentos acredita na implementação do B16 ainda em 2026, ou...

Últimas Notícias

Bancos pressionam Cosan por melhores termos em relação à Raízen, segundo fontes

Alguns bancos brasileiros com exposição à Raízen passaram a pressionar a controladora...