Conjuntura
A usina São Fernando será desmontada, de acordo com Pedra Agroindustrial
A usina São Fernando, localizada em Dourados, MS, deverá acabar, como era previsto. Comprada pela Pedra Agroindustrial, a estrutura da usina será completamente desmontada e transferida para a sua mais recente unidade produtiva, a usina Cedro, localizada no mesmo Estado, na cidade de Paranaíba, MS.
Em nota divulgada na semana passada, a Pedra Agroindustrial afirmou que a transferência ocorre em razão da baixa aptidão da área no entorno da usina São Fernando para a exploração da cultura de cana-de-açúcar, e maior eficiência para as culturas do milho e da soja.
De acordo com o jornal Campo Grande News, a Usina São Fernando foi construída pelos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai e inaugurada em 2009. Na época, era um dos maiores projetos de produção de açúcar e etanol do país. A indústria teve a falência decretada em 2017, pondo fim ao sonho de tornar a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em potência na produção de etanol.
A aquisição dos bens da massa falida da usina São Fernando pela Pedra Agroindustrial foi aprovada em assembleia geral de credores realizada na última terça-feira, 29. E, segundo a nota da Pedra Agroindustrial a São Fernando será desmontada assim que for superada a fase de formalização da aquisição nos autos do processo de falência.
“De fato, a venda desses ativos acarretará importantes benefícios aos credores e consequentemente à região de Dourados, com a injeção de recursos perseguidos há muitos anos, além de impedir a deterioração dos bens, com sua consequente perda de valor ao longo do tempo”, disse a companhia.
Em relação à região de Paranaíba, o início da operação da usina Cedro deve acarretar a “aceleração da economia local”, conforme a nota. “[Haverá] geração de emprego, renda e tributos, e a melhoria na infraestrutura como um todo, impactando, consequentemente, de forma direta e positiva, à qualidade de vida dos habitantes”, completa.
A Pedra Agroindustrial completou 90 anos em 2021. Além das duas usinas em Mato Grosso do Sul, possui mais três unidades produtoras no estado de São Paulo: Pedra, em Serrana; Buriti, em Buritizal; e Ipê, em Nova Independência.
Contrária ao desmonte da São Fernando, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados convocou entidades, autoridades e imprensa para um movimento de manifestação contra a retirada dos bens da usina para outra localidade. “Será considerado um desastre para a comunidade da nossa região da Grande Dourados”, reclamou o presidente da entidade, Nilson A. Santos.
Cadastre-se e receba nossa newsletter