Home Usinas A usina São Fernando será desmontada, de acordo com Pedra Agroindustrial
UsinasConjunturaÚltimas Notícias

A usina São Fernando será desmontada, de acordo com Pedra Agroindustrial

Compartilhar

A usina São Fernando, localizada em Dourados, MS, deverá acabar, como era previsto. Comprada pela Pedra Agroindustrial, a estrutura da usina será completamente desmontada e transferida para a sua mais recente unidade produtiva, a usina Cedro, localizada no mesmo Estado, na cidade de Paranaíba, MS.

Em nota divulgada na semana passada, a Pedra Agroindustrial afirmou que a transferência ocorre em razão da baixa aptidão da área no entorno da usina São Fernando para a exploração da cultura de cana-de-açúcar, e maior eficiência para as culturas do milho e da soja.

De acordo com o jornal Campo Grande News, a Usina São Fernando foi construída pelos filhos do pecuarista José Carlos Bumlai e inaugurada em 2009. Na época, era um dos maiores projetos de produção de açúcar e etanol do país. A indústria teve a falência decretada em 2017, pondo fim ao sonho de tornar a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul em potência na produção de etanol.

A aquisição dos bens da massa falida da usina São Fernando pela Pedra Agroindustrial foi aprovada em assembleia geral de credores realizada na última terça-feira, 29. E, segundo a nota da Pedra Agroindustrial a São Fernando será desmontada assim que for superada a fase de formalização da aquisição nos autos do processo de falência.

“De fato, a venda desses ativos acarretará importantes benefícios aos credores e consequentemente à região de Dourados, com a injeção de recursos perseguidos há muitos anos, além de impedir a deterioração dos bens, com sua consequente perda de valor ao longo do tempo”, disse a companhia.

Em relação à região de Paranaíba, o início da operação da usina Cedro deve acarretar a “aceleração da economia local”, conforme a nota. “[Haverá] geração de emprego, renda e tributos, e a melhoria na infraestrutura como um todo, impactando, consequentemente, de forma direta e positiva, à qualidade de vida dos habitantes”, completa.

A Pedra Agroindustrial completou 90 anos em 2021. Além das duas usinas em Mato Grosso do Sul, possui mais três unidades produtoras no estado de São Paulo: Pedra, em Serrana; Buriti, em Buritizal; e Ipê, em Nova Independência.

Contrária ao desmonte da São Fernando, a Associação Comercial e Empresarial de Dourados convocou entidades, autoridades e imprensa para um movimento de manifestação contra a retirada dos bens da usina para outra localidade. “Será considerado um desastre para a comunidade da nossa região da Grande Dourados”, reclamou o presidente da entidade, Nilson A. Santos.

Compartilhar
Artigo Relacionado
Últimas Notícias

China desacelera compra de açúcar enquanto Brasil ajusta projeções

A conjuntura do mercado global de açúcar apresenta dois movimentos simultâneos: de...

usina
Últimas Notícias

Usina Estiva moderniza sistema de tratamento de água

AUsina São José da Estiva, em linha com seu compromisso de eficiência...

Últimas Notícias

Índia deve exportar até 700 mil toneladas de açúcar nesta temporada

A Índia deve exportar de 600 mil a 700 mil toneladas de...