Home Destaque Pesquisadores da Esalq desenvolvem técnica para identificar poluentes no etanol
Destaque

Pesquisadores da Esalq desenvolvem técnica para identificar poluentes no etanol

Compartilhar

 

Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, SP, desenvolveu um método para identificar os contaminantes presentes na produção de etanol de maneira muito mais rápida.

A informação foi divulgada quarta-feira, 30, no programa Ambiente É o Meio do Jornal da USO. De acordo com o pesquisador e professor Carlos Alberto Labate, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, o processo de produção de etanol pode ser contaminado de várias formas, desde o mosto da fabricação de açúcar até a fermentação infectada por leveduras selvagens.

Os danos causados podem chegar à casa dos milhões, como, por exemplo, nos Estados Unidos, onde o prejuízo é estimado em cerca de US$ 3 milhões por ano.

Os pesquisadores da Esalq desenvolveram um método de análise do combustível capaz de otimizar o tempo de procura por poluentes na levedura da composição. “A velocidade, que antes podia chegar a 20 dias, agora varia entre dois e dez minutos.”

O professor explica que a técnica mais rápida foi pensada para indústrias, pois a velocidade da análise permite que os produtores acompanhem a produção “on-line”. Ele conta ainda que o método também permite um mapeamento dos talhões de cana-de-açúcar trazidos para as usinas: “Podemos fazer até mesmo a previsão de contaminação”.

OUÇA na íntegra a entrevista dada pelo pesquisador a Rádio USP:

Compartilhar

Episódio 22: Como as tecnologias e a IA impactam as operações agrícolas?

Ep. 21: O futuro do setor sucroenergético | Perspectiva para Safra 2026/27

Enviamos diariamente um boletim informativo com destaques do setor bioenergético 

Artigo Relacionado
Últimas NotíciasAçúcarDestaque

StoneX projeta déficit global de açúcar em 2026/27 após dois anos de superávit

Consultoria estima balanço negativo de 550 mil toneladas de açúcar diante de...

adecoagro
Últimas NotíciasDestaque

Adecoagro registra EBITDA ajustado de US$ 40,6 milhões com recorde de moagem

Companhia ampliou moagem em 49,1%, elevou produção de etanol em 124,7% e...

DestaqueAgrícolaÚltimas Notícias

Tereos amplia aplicação localizada de vinhaça e avança em projetos de otimização operacional

Companhia registra crescimento da área tratada com vinhaça localizada e testa soluções...

Últimas NotíciasDestaque

Atvos anuncia primeira unidade de etanol de milho e avança na transição energética

Movimento fortalece a operação da companhia e reforça a segurança energética com...